Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Rafa teve burnout após 'Casa Kalimann': 'Questionei se eu era muito ruim'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Não é fácil para Rafa Kalimann, 29 anos, lembrar as críticas que recebeu, e os "hates" que lê até hoje, por ter apresentado o "Casa Kalimann" (Globoplay, 2021). A vice-campeã do "BBB 20" contou, pela primeira vez - em entrevista a esta coluna de Splash -, que teve síndrome de burnout e, por isso, precisou se ausentar de tudo por um tempo.
A influenciadora admite que muitos questionamentos surgiram e diz que sentiu que seu trabalho de uma vida inteira foi descredibilizado apenas por um projeto que não agradou o público.
Desabei. Meu deu burnout total. Foram vários conflitos. Me questionei sobre o que estava fazendo, se deveria seguir, se era muito ruim ou incapaz. Não enfrentei só críticas, mas sim xingamentos. Por meses. Fui para Nova York para me reconectar. Estava perdida e sentindo que me tornava aquilo que os outros queriam que eu fosse. Veio um lugar de dor, julgamento.
Rafa diz que assim que saiu do "BBB" não pensava em se tornar apresentadora, mas se viu sem saída ao se deparar com o pedido:
"Tudo faz parte do aprendizado. Fiz o 'Casa' e depois o 'Rede BBB'. Não achava que estava completamente pronta, até porque ser apresentadora nunca foi um objetivo. Me ligaram, falaram que eu teria um programa. Como falar não pro Boninho? Pensei: 'Se vai dar certo, não sei, mas vou'. Evolui muito depois de tudo. E imagino, lá na frente, contar minha história e narrar o que foi o 'Casa Kalimann' para mim".
Oportunidade como atriz
A "nova história" já está sendo construída por Rafa. Ela conta que está há quase três anos estudando para uma oportunidade como atriz. Além disso, a influenciadora encontrou um grande nome para gerir sua carreira, Mario Canivello. O empresário é bastante respeitado no mercado artístico e já trabalhou com nomes como Chico Buarque, Alice Braga e Cauã Reymond.
"Giovanni Bianco [diretor criativo] que me apresentou ao Mario. Ele disse que tinha uma pessoa incrível para ser meu empresário e eu disse: 'Não quero'. Já estava cansada de formatos prontos, focados só no lucro. Aí ele me respondeu: 'Estou falando do melhor'. No mesmo dia já nos conhecemos, não falamos de trabalho. Adoramos nos conhecer e só depois de 4 meses falamos de trabalho. Ele é inteligentíssimo e abriu minha cabeça", conta.
Sob as orientações do novo empresário, Rafa se prepara para sua primeira experiência como atriz de televisão. Ela fará uma rápida participação em "Rensga Hits", série sobre o mundo sertanejo que estreará em agosto com exclusividade Globoplay.
"Foi uma oportunidade que surgiu pela Deborah Secco. A gente se conheceu e ela me disse que estava em 'Renga Hits' e que eu também precisava estar. Por se tratar de feminejo, de Goiânia, o universo que cresci, ela sugeriu meu nome. A Globoplay adorou porque já queriam que eu tivesse experiência em atuação, e foi incrível. Foi como um curso intensivo e um privilégio."
Os rótulos e o incentivo a Jade Picon
Rafa já está preparada para enfrentar comentários negativos quando estrear como atriz. "Sotaque caipira, ex-BBB e influenciadora. Tem uma listinha de preconceitos para escolherem", diz ela, que comenta sobre as críticas que outra ex-BBB recebeu ao ser anunciada em uma novela: Jade Picon.
"Vemos a Jade agora na novela e deveríamos aplaudir. Ela está se dedicando. É mérito dela, sabe? Passou no teste. Uma menina que está conquistando seu espaço. As pessoas ficam com besteiras", defende.
A influenciadora ressalta que nem ela, nem Jade, estão na TV para tirar o lugar de ninguém:
Quem está na TV já entendeu isso e respeita. Sentem que quem está chegando também respeita o outro. Admiro muito os atores. Chego pedindo conselhos, pedindo ajuda para aprender. Tenho humildade para isso. Personagem tem dono e cabe a nós estar preparados para quando eles vierem. Temos que abraçar as oportunidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.