Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Podcasts com famosos viram confessionário: os segredos são combinados?

Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank entrevistaram Bruno Gagliasso - Divulgação
Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank entrevistaram Bruno Gagliasso Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

14/07/2022 04h00Atualizada em 14/07/2022 07h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A estratégia para um podcast bombar parece simples: um famoso convidado dá detalhes de uma fofoca que nunca contou, ou que evita ao máximo comentar em entrevistas, e pronto, a audiência está garantida. Funcionando como uma espécie de "confessionário", os artistas têm aproveitado a onda dessas entrevistas para, na maioria das vezes entre amigos, falarem algo comprometedor - mas nem tanto.

Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, por exemplo, que recentemente lançaram o "Quem pode, pod", trouxeram, logo de cara, revelações bombásticas. Fernanda chegou a dizer que traiu um namorado com Rogério Flausino, informação que desmentiu no dia seguinte, dizendo ter se confundido.

As fofocas não são só sobre a vida íntima delas, mas também de entrevistados. Bruno Gagliasso, bastante à vontade conversando com a melhor amiga e esposa, falou sobre tudo: até o polêmico "surubão de Noronha".

Estar "entre amigos" é justamente a melhor justificativa para que os artistas falem de assuntos que normalmente são "proibidos" em entrevistas com a imprensa. Quando um "amigo" pergunta, ele já sabe qual é o limite da história que o famoso topa contar e o que é melhor nem detalhar. Sem confrontos comprometedores.

Mas será que esses segredos são contados assim, de forma natural?

Esta coluna de Splash apurou bastidores de diversos podcasts e pode responder com todas as letras: Não, na maioria das vezes o segredo é combinado.

Há assuntos que são proibidos - e acordados previamente - e outros que viram pauta propositalmente para que o convidado tenha a oportunidade de contar algo e o podcast aumente suas chances de viralizar.

No "Papagaio Falante", por exemplo, com Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, convidados já entram sabendo quais assuntos polêmicos serão questionados. Nos bastidores, eles entregam histórias para os apresentadores, detalham aventuras sexuais, e combinam respostas. Há quem não se importe em falar sobre tudo na expectativa de se tornar manchete no dia seguinte.

Já no "PocCast", com Lucas Guedez e Rafa Uccman, a ordem é perguntar antes da gravação quais temas o convidado prefere não abordar.

Em entrevista recente a este colunista, Lucas contou que Gkay e Luisa Sonza, que foram entrevistadas, proibiram alguns temas.

"Nós não queremos deixar ninguém desconfortável, por isso é melhor combinar antes", contou o influenciador amigo das famosas.

Lucas Guedez também contou que nos bastidores os artistas têm medo de irem em gravações de podcasts que não conhecem e confiam no entrevistador. Por isso, esse tipo de entrevista acaba sempre virando uma "rodinha de amigos".

"Alguns podcasts já viralizaram com histórias que os famosos não queriam, então eles ficam com receio. No PodCast combinamos porque queremos que a pessoa se sinta à vontade", falou.

Vale lembrar que foi na entrevista do 'PocCast' que Priscilla Alcântara encontrou espaço para criticar uma fala da cantora gospel Bruna Karla, que havia contado ter recusado cantar no casamento de um amigo gay. Será que a campeã do "The Masked Singer Brasil" aproveitou a oportunidade para falar algo que já queria desabafar?

Dynho Alves, Christian Figueiredo e Lucas Selfie se desentenderam no podcast 'Eu Fico Loko' - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Dynho Alves, Christian Figueiredo e Lucas Selfie se desentenderam no podcast 'Eu Fico Loko'
Imagem: Reprodução/YouTube

Outro podcast que viralizou e muitos apontaram "combinação" foi o "Eu Fico Loko". Dynho Alves, Christian Figueiredo e Lucas Selfie protagonizaram uma cena de tensão e o "barraco" viralizou. Depois, eles precisaram se explicar e, além de falar da briga, tiveram também que comentar se o desentendimento foi real ou apenas para aumentar a audiência.

O novo "confessionário" dos famosos, além de espaços seguros para polêmicas, também são rentáveis. Os podcasts acabam se tornando grandes negócios na mão de personalidades com milhares de influenciadores, que lucram com publicidade, e uma oportunidade para estar na mídia sem necessariamente depender da televisão.

Se antigamente os sofás de Jô Soares e Hebe Camargo eram os espaços mais seguros para abrir o coração, hoje já sabemos onde as celebridades querem estar.