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Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'MasterChef' tenta sobreviver se apoiando nos fãs de Juliette e 'Pantanal'

Cactos viraram prato principal no "Masterchef" e fãs lembraram de Juliette - Divulgação/Band
Cactos viraram prato principal no 'Masterchef' e fãs lembraram de Juliette Imagem: Divulgação/Band

Colunista do UOL

21/07/2022 04h00

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A nona temporada do "MasterChef Brasil" (Band) adotou uma estratégia diferente para tentar sobreviver a tempos em que realities de culinária estão definhando na TV, como destacou o colunista Feltrin, de Splash, em uma análise recente. O programa da Band, que já foi fenômeno de audiência, vem pegando carona em outros fenômenos, como a ex-BBB Juliette e a novela "Pantanal" (Globo).

Mesmo antes de estrear, nas chamadas iniciais desta temporada, já era divulgado que os participantes teriam a missão de surpreender os chefs com uma caixa misteriosa com cactos. Vale lembrar que a planta está em alta nos realities shows, muito por conta de Juliette quando ganhou o "BBB 21". A torcida da paraibana se intitulou como "cactos".

Logo que o cacto foi anunciado como protagonista de um dos desafios do "MasterChef", fãs de Juliette já engajaram nas redes sociais e demonstraram curiosidade com a competição. A Band, é claro, adorou.

Vale lembrar que os cactos também fizeram sucesso - em bem menos proporção, é claro - quando apareceram no "No Limite" (2021). O ex-BBB Kaysar Dadour viralizou ao fritar cactos para alimentar a equipe.

No último episódio, que foi ao ar terça-feira, o "MasterChef Brasil" resolveu apostar em outro sucesso de audiência: "Pantanal".

Os chefs desafiaram os cozinheiros amadores a usarem piranhas - peixe bem pouco consumido na gastronomia brasileira - como protagonista das receitas.

Com os rios do Pantanal da ficção bastante movimentados pela família de Zé Leôncio e os peões que os cercam, ficou impossível não associar o peixe ao remake que tem explodido de audiência na Globo. Mais uma vez a Band comemorou o engajamento gerado nas redes sociais.

Segundo o colunista Feltrin, de Splash, o "Masterchef", que até cinco anos dava 8 pontos de ibope, hoje, quando dá 3 pontos, já é motivo de comemoração nos bastidores.

Mesmo com números em queda, não se pode negar que a Band vem tentando gerar engajamento com o programa. Resta saber se será o suficiente para que "MasterChef Brasil" não tenha o mesmo fim recente de "Mestres do Sabor", que foi cancelado pela Globo sem direito a festa de despedida.