Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Desavenças e distância: a estranha relação de Leonardo com os filhos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A relação de Leonardo, 59 anos, com os filhos é sempre alvo de curiosidade e de comentários nas redes sociais. O desabafo mais recente veio de João Guilherme, de 20 anos, que, em entrevista ao PodDelas, declarou que não cresceu com o pai presente, e que passou a tentar uma relação mais próxima com o sertanejo quando já tinha sete anos.
Segundo pessoas próximas do círculo familiar do cantor, Leonardo é carinhoso com os filhos quando está perto, mas bastante desligado quando está longe. Não é o tipo de pai que responde a mensagens, que procura demonstrar saudade, e que na maioria das vezes está sempre ocupado. Apesar de as reuniões familiares serem um bom motivo de alegria - e regadas a muita comida, bebida e música -, os filhos sentem a ausência do pai e uma certa distância.
"Leonardo enxerga os filhos como 'marmanjos', criados, que se precisarem mesmo vão vir atrás", conta uma fonte a esta coluna, que ainda complementa: "Ele não é um pai ruim, os filhos não pensam isso, mas existem conflitos e também momentos que a agenda não permite que estejam juntos. Isso acontece em todas as famílias."
Seis filhos de mães diferentes
Leonardo tem seis filhos, todos de mães diferentes. O cantor Pedro Leonardo, de 35 anos, é o primogênito, filho da dona de casa Maria Aparecida Dantas. Em julho, ele ficou fora da comemoração de aniversário do pai. "A gente não foi para a fazenda. A gente não sabia que iria ter a comemoração", disse a esposa de Pedro, Thais Gebelein.
Monyque Isabella, de 31 anos, filha do artista com Sandra, prefere viver longe dos holofotes e se dedica ao agronegócio. Ela e a mãe se mantêm tão discretas que nem o sobrenome delas é público.
Ao contrário da irmã, a influencer Jéssica, de 28 anos, é bastante conhecida pelos conteúdos que produz nas redes sociais. A mãe dela é a goiana Priscila Beatriz, que atualmente mora na Flórida, nos Estados Unidos.
Outro conhecido do público, o cantor Zé Felipe, de 24 anos, é filho de Leonardo e Poliana Rocha, com quem ele está há 25 anos. Segundo o sertanejo, houve uma pausa no relacionamento e, nesse período, nasceram seus dois herdeiros mais novos: o publicitário e músico Matheus Vargas, de 23 anos, da relação com Liz Vargas, ex-Banana Split, e o ator e influencer João Guilherme, de 20, do relacionamento com Naira Ávila, ex-bailarina de um grupo de axé.
Ausência no casamento de Jéssica
Uma das desavenças públicas mais conhecidas de Leonardo e seus filhos veio após a ausência do sertanejo no casamento de Jéssica Costa e Sandro Pedroso, em 2019. Os dois ficaram casados por pouco mais de um ano.
Segundo o jornal "Extra", na época, o cantor não foi ao evento por ter se irritado com o fato de a cerimônia ter sido paga por um programa de televisão [o "Hora do Faro" pagou e exibiu o casamento].
Leonardo também não aprovava inicialmente a relação e se afastou da filha.
"O dinheiro não é tudo na vida. Preferiria ter o meu pai mais presente ao dinheiro. Procuro muito entender o motivo desse afastamento, eu sinto falta, mas perdoo, não guardo nenhuma mágoa", declarou Jéssica ao programa "Na Lata" na época.
A gravidez de Jéssica - ela é mãe de Noah, de 7 anos - também não agradou Leonardo no início. Em uma entrevista ao "TV Fama", em 2015, o cantor declarou que teria que ser realizado um teste de DNA para confirmar a paternidade da criança.
Aos poucos, pai e filha foram retomando a relação, que hoje é próxima.
Briga na Justiça com João Guilherme
Em 2021, o sertanejo queria parar de pagar a pensão de R$ 15 mil mensais quando João Guilherme completou 18 anos, mas o garoto recorreu.
O influencer alegou que não tinha condições de se manter sozinho, pois estudava e não tinha renda. Leonardo e o filho entraram em um acordo e desistiram do processo. Não se sabe qual valor ficou acertado entre eles.
Ainda sobre a relação com o pai, uma frase dita pelo ex-SBT ao "Podpah", em abril de 2021, viralizou: "Chego com as unhas pintadas e ele me chama de maconheiro e vagabundo".
O queridinho do papai
Zé Felipe é o filho com relação mais próxima a Leonardo. "Antes de o Zé conhecer a Virgínia ele dormia na minha cama, entre eu e a Poliana. A gente era uma família muito feliz", disse o sertanejo em uma entrevista ao PodCats.
Mas isso não significa que o cantor passou imune à ausência do pai. Em entrevista a esta coluna de Splash, Zé Felipe lembrou que, quando criança, sentia muita saudade do sertanejo, e contou que quer ser diferente na relação com as filhas.
"Tenho lembranças do meu pai saindo de casa em junho e julho, fazendo por volta de 30 shows, e eu ficava com saudades. Quero estar perto da minha família. Por isso, a partir do mês que a Maria Flor for nascer [outubro], ficarei 30 dias sem show. Quero ver minha filha nascer e estar perto deles", contou.
Doces lembranças
Nem tudo sobre o lado paternal de Leonardo é reclamação. Os filhos do cantor já falaram algumas vezes sobre as lembranças que guardam de momentos com ele. Monyque, por exemplo, em entrevista à Quem, em 2020, deu alguns detalhes.
"Quando eu era criança, viajávamos e meu pai era sempre muito brincalhão, amarrava os cadarços dos meus tênis uns nos outros ou colocava as minhas roupas na mala do Pedro Leonardo, meu irmão, e vice-versa. Recentemente, atolei meu carro na estrada indo para a fazenda e aí ele teve que ir lá puxar meu carro da poça e me salvar", disse.
Leonardo não costuma comentar sobre a relação com os filhos e, sempre que abordado, faz alguma brincadeira para fugir do assunto. Nas poucas entrevistas sobre a família, o cantor sempre falou do carinho que tem por todos.
Esta coluna de Splash tentou ouvir o sertanejo sobre o assunto e viveu uma verdadeira saga. Foram cinco ligações para a assessoria de imprensa do cantor. No fim, apenas um recado: "ele disse que se tiver algum problema, vai conversar direto com os filhos, e não com a imprensa". Afinal, questões familiares são resolvidas em casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.