Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Globo promove reunião com atores e orienta sobre conduta para as eleições
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Pouco mais de uma semana após o início da liberação de propagandas eleitorais e realizando entrevistas no "Jornal Nacional" com os candidatos à Presidência, a Globo promoveu hoje uma reunião on-line com atores que estão no ar ou em produções que terão estreia em breve para orientar sobre condutas para as eleições.
Esta coluna de Splash apurou que nomes como Marcos Veras, Marcos Caruso, Tonico Pereira, Rosamaria Murtinho e Flávia Reis foram alguns dos artistas que participaram da reunião e receberam orientações como evitar manifestações políticas e também não subir em palanques.
Os atores citados foram procurados pela coluna e não comentaram sobre a reunião até a publicação desta reportagem. O espaço segue em aberto.
Procurada, a Globo, por meio do departamento de Comunicação, deu detalhes sobre as orientações que foram passadas para funcionários da emissora, e informou que "não existe proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, desde que não vinculadas à emissora, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais".
Veja o comunicado na íntegra:
"A Globo cumpre rigorosamente a legislação eleitoral e tem uma política interna sobre eleições alinhada à sua posição de neutralidade e isenção. A Globo reitera que não apoia qualquer candidato e que, em questões eleitorais, se limita a realizar a cobertura jornalística das eleições, seguindo seus Princípios Editoriais. Por isso, nos períodos eleitorais, conversamos com os profissionais do nosso casting para relembrá-los sobre as regras que, entre outras restrições, impedem que contratados da empresa que desejem se candidatar estejam no ar em qualquer programa. Não existe proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, desde que não vinculadas à Globo, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais. Elas não podem envolver ativos da Globo, como instalações da empresa, cenários e figurinos de personagens, etc. Não são permitidas manifestações de apoio a partido ou candidato em propagandas eleitorais no rádio e na televisão. Essas regras são essenciais para que não seja comprometida a percepção do público sobre a isenção da empresa. Aos jornalistas, no entanto, pela natureza da função, são vedadas manifestações de apoio eleitoral em quaisquer instâncias."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.