Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

André Gonçalves tira tornozeleira eletrônica e concorre a vaga de deputado

André Gonçalves foi entrevistado no "Programa do Porchat" - Antonio Chahestian/Record TV
André Gonçalves foi entrevistado no "Programa do Porchat" Imagem: Antonio Chahestian/Record TV

Colunista do UOL

07/09/2022 20h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

André Gonçalves tirou a tornozeleira eletrônica ontem após 60 dias e já iniciou hoje a campanha eleitoral para Deputado Estadual no Rio de Janeiro pelo PV (Partido Verde). O ator foi preso por não pagar cerca de R$ 350 mil de pensão alimentícia à filha Valentina Benini, fruto de um relacionamento com a jornalista Cynthia Benini. Ele estava impossibilitado de ultrapassar uma distância mínima ao redor de sua residência, no Rio.

Em conversa com esta coluna de Splash, o advogado de André, que prefere não ter o nome citado, disse que o ator cumpriu o tempo de prisão domiciliar sem qualquer intercorrência.

"Ele segue no seu objetivo de se conciliar com as filhas e aproximá-las no convívio. As negociações são para que os pagamentos [de pensão atrasados] sejam regularizados dentro da capacidade atual dele. Ficou claro para todos que André realmente não tem como pagar os valores que ele dispunha quando estava empregado".

Nas redes sociais, André iniciou a campanha política hoje mostrando que já circulou pelo Rio de Janeiro. A coluna checou a situação da candidatura do ator no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ele está regular.

"O Instagram dele já tem peças da campanha. André não tem nenhuma condenação criminal neste caso que conduzo. É uma questão civil que não tem implicações para a candidatura", disse o advogado.

André Gonçalves chegou a passar uma noite detido em julho, na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. Conforme o advogado, o artista não tem condições de pagar o valor devido à filha Valentina Benini.

O processo movido por Valentina não é o único que Gonçalves enfrenta na Justiça pelo mesmo motivo. Manuela Seiblitz, filha do ator com a atriz Tereza Seiblitz, também cobra na Justiça valores referentes à pensão alimentícia devidos pelo pai.

André Gonçalves chegou a tentar um acordo com as duas filhas, em que se propôs a pagar R$ 1,2 mil a cada um delas, somado a 10% do valor total que recebesse de cada trabalho. Valentina e Manuela não aceitaram a proposta.

Em novembro do ano passado, o artista chegou a ter prisão domiciliar decretada pela Justiça e também recebeu ordens para usar tornozeleira eletrônica. Na ocasião, o ex-advogado do ator, Sylvio Guerra, disse a Splash que Gonçalves está desempregado desde 2016 e, por esse motivo, não tem como pagar a pensão. A esposa dele, a atriz Danielle Winits, chegou a se oferecer para pagar o valor, mas ele não aceitou.