Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
'A novela de Jade Picon': Globo arrisca demais em divulgação de 'Travessia'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Estrear uma novela após um grande sucesso, como tem sido o remake de "Pantanal", não é tarefa fácil. É preciso que o público se interesse em abraçar uma nova trama no horário. Ao que tudo indica, pelo menos antes do lançamento de "Travessia", a Globo deu esta função à estreante Jade Picon. É ela o chamariz do horário nobre a partir do dia 10, e isso pode ser arriscado demais.
A escalação da influenciadora e ex-BBB, que viverá a personagem Chiara, despertou mais interesse do que qualquer outro assunto que a novela possa abordar, ou outro nome do elenco. A Globo pegou onda nesse interesse e lançou nesta semana um teaser especial para dar o gostinho da atuação de Jade. Ela já tinha ganhado um outro vídeo no início de setembro.
Mas será que o interesse de como a influenciadora se sairá será suficiente para segurar a audiência de uma novela no horário nobre?
A curiosidade do público acabará logo nas primeiras cenas. E aí outro questionamento entra: tanta expectativa em cima de uma única atriz não pode gerar um mar de críticas a ela e à trama? A novela se sustentará? Tudo muito arriscado.
Antes mesmo do público se acostumar com o nome do folhetim escrito por Glória Perez, um apelido já ganhou as redes sociais: "a novela de Jade Picon".
Acompanhar a preparação da atriz para "Travessia" se transformou em uma novela paralela. Críticas, polêmicas, DRT, par romântico de Chay Suede, e até dificuldade em tirar carta de motorista para a personagem, tudo que envolve o nome da jovem gera engajamento, algo que parece deixar a Globo inebriada.
É importante fazer o mea-culpa e destacar que a própria imprensa "alimenta" o interesse por Jade Picon. Entrevistas com outros atores falando sobre como é atuar com a ex-BBB e autora pedindo para não terem preconceito, muito se fala sobre a presença da influenciadora na novela.
Ah, e uma curiosidade de bastidores: "Travessia" foi divulgada em uma coletiva de imprensa virtual, com jornalistas podendo realizar perguntas limitadas, em um ambiente que não facilitou grandes histórias. Não é a melhor das estratégias para gerar novas discussões em cima de um projeto. Bem diferente dos eventos presenciais e grandiosos de outros lançamentos antigos da emissora.
Cabe à Globo, com sua equipe de divulgação, apresentar novos e interessantes temas relacionados à "Travessia". O que Brisa, personagem de Lucy Alves, nos apresentará? Ou Ari, vivido por Chay Suede? Pouco se comenta. Até mesmo o nome desses personagens é algo ainda desconhecido do público.
E o texto da talentosa Glória Perez, famosa por trazer assuntos tão relevantes da atualidade? Já foi divulgado em algumas entrevistas, mas não ganhou grande destaque nas chamadas da Globo.
Em tempos em que "cantores do TikTok" não lotam shows, a Globo precisa estar atenta aos riscos de apostar tanto no engajamento de milhões de uma jovem influenciadora que não tem tanta intimidade com as novelas. Não por duvidar do talento de Jade, que já vem recebendo muitos elogios e está dedicada ao trabalho, mas por segurança de não colocar toda a responsabilidade na mão de um só.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.