Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gentil insiste com Copa na Globo, mas emissora não a vê como correspondente

Fernanda Gentil viaja para o Qatar, mas Globo não a vê como correspondente - Reprodução / TV
Fernanda Gentil viaja para o Qatar, mas Globo não a vê como correspondente Imagem: Reprodução / TV

Colunista do UOL

06/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fernanda Gentil arrumou um jeito de estar na Globo durante a Copa do Mundo, mesmo após ter sido colocada de escanteio pela emissora neste período — e de estar um ano fora do ar. A apresentadora fará participações no "Mais Você" a partir da próxima sexta-feira, diretamente do Qatar.

No entanto, engana-se quem pensa que ela é vista como correspondente da emissora no Mundial, como outros nomes amplamente divulgados. Isso nunca esteve, e não está nos planos da Globo. Gentil só conquistou o espaço após insistir apresentando um projeto pessoal para a emissora e garantindo patrocinadores fixos para sua estadia no Qatar.

Por meio do departamento de comunicação, a Globo afirma que a participação de Gentil no programa de Ana Maria Braga não se trata de um quadro especial durante o período dos jogos, e que ela "poderá fazer entradas" dependendo da pauta do matutino.

"Não será um quadro. A Fernanda viajou com a família para ver os jogos no Qatar e poderá fazer entradas ao vivo no 'Mais Você', de acordo com a pauta do programa, nesta reta final da competição."

A apresentadora, que já foi considerada a "musa da Copa de 2014", com destaque para seu trabalho no esporte, acabou se tornando, como afirmou esta coluna em julho, um "abacaxi" na Globo, sem gerar bons resultados, o que dificulta que a emissora se arrisque em novos projetos com ela.

Apesar disso, Fernanda ainda tem um forte apelo com o mercado publicitário e, com isso, vem movimentando projetos nas redes sociais. Durante a Copa do Mundo, ela vem estrelando diversas campanhas, inclusive em horários nobres da TV, o que garante que a apresentadora siga aparecendo na tela do "plim plim", mas de outra maneira.

A oportunidade no Qatar, com um projeto pessoal, é vista nos bastidores da emissora como uma oportunidade para Gentil ser vista novamente como uma boa aposta em algum programa.

O projeto pessoal da jornalista, que será colocado em prática durante a viagem de dez dias para o Qatar, já foi adiantado por esta coluna de Splash em agosto.

"Vou para o Qatar, não a Copa inteira, mas por um período. Farei um projeto que escrevi. A ideia nasceu para as minhas redes sociais, mas obviamente pode ter desdobramentos para a Globo", disse ela na época.