Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Críticas e relação com Manoel: Patrícia Poeta avalia 1º ano no 'Encontro'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de substituir Fátima Bernardes em algumas ocasiões, Patrícia Poeta assumiu de vez o "Encontro", na Globo, no início de julho, acompanhada do apresentador Manoel Soares. De lá pra cá, a jornalista lidou com a adaptação, críticas, haters, e até mesmo burburinhos nos bastidores de que a relação com o colega de programa não era das melhores.
Pronta para dar sequência a seu trabalho no "Encontro" em 2023 - e prometendo deixar o programa mais com "seu jeitinho" - Patrícia conversou com exclusividade com esta coluna de Splash e avaliou seus últimos meses nas manhãs da Globo.
"O 'Encontro' é um programa feito para quem está em casa e, por isso, ouvimos o que nossa audiência quer consumir em pautas. Um prazer que tenho é encontrar as pessoas na rua e ouvir o que elas têm a dizer. São sempre muito carinhosas comigo. Na verdade, sou sortuda, porque sempre foram", diz Patrícia.
A jornalista ressalta estar atenta às críticas e repete seu discurso contra o ódio, algo que já falou algumas vezes nas redes durante o ano:
O que pode ser mudado, estamos super abertos. Afinal, têm pessoas que realmente querem ver o programa crescer. Estou aberta a críticas desde que sejam pertinentes. Agora, propagar o ódio, aqui não.
'Manoel é parte importante'
Entre as notícias que marcaram o ano do "Encontro", muito se falou sobre uma possível relação conturbada entre os apresentadores.
Patrícia define os comentários como "maldade" e reafirma se dar bem com todos:
O Manoel é parte importante do programa. Somos um time que tem como foco levar o melhor para o público. Além da nossa equipe atrás das câmeras, grande e maravilhosa, temos também Michelle [Loreto], Tati e Valéria [Almeida], que buscam sempre o melhor para quem está do outro lado da telinha. Tenho o maior orgulho e carinho pelos meus colegas. Nossa equipe é muito unida e ama o que faz, sem exceção.
'Ralei para chegar até aqui'
Com uma trajetória que inclui do "Fantástico" ao "Jornal Nacional" antes de comandar o "Encontro", Patrícia afirma ocupar a posição atual na Globo única e exclusivamente por mérito de seu trabalho e por tudo que abriu mão para se dedicar à carreira.
Ela destaca isso quando é questionada se já lidou com o machismo por ser uma mulher em trabalhos de destaque na emissora.
O traço do machismo pode até ser latente na sociedade para desmerecer o esforço de uma mulher, mas não permito isso, não. Sei o quanto ralei para chegar até aqui. Não sou fruto da ocasião e, sim, do trabalho duro e contínuo.
Questionada se, por ter sido casada com Amauri Soares, diretor da Globo, por 16 anos, já sentiu algum preconceito que a diminuiria por se relacionar com um homem poderoso na emissora, Patrícia diz:
"Que bobagem, não ligo para isso. Já fui repórter de rua, âncora de jornais, correspondente, editora executiva do maior jornal do País, e por aí vai. Estudei muito para assumir todas essas responsabilidades ao longo da minha carreira."
'Encontro' 2023: 'Meu jeitinho'
Ao falar do "Encontro" em 2023, Patrícia logo destaca que o programa estará em constante mudança, e antecipa algumas já previstas:
Vamos deixar mais com meu jeitinho, porque estreiam quadros que eu criei, um deles já no dia 23 de dezembro. Queremos promover reencontros. O 'Encontro' é um programa que ouve sua audiência e se adapta a essas vontades, portanto, serão mudanças durante todo o ano.
O foco de Patrícia para o próximo ano é total no matutino:
"Tenho me dedicado 100% ao programa e sinto o maior prazer em participar de todas as etapas. Não é fácil acordar às 4 da manhã, mas quando vejo o resultado, me motiva muito."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.