Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Elenco tóxico de 'Casamento às Cegas' gera ranço e nos faz duvidar do amor

Nova temporada de "Casamento às Cegas Brasil" estreou na Netflix - Reprodução/Netflix
Nova temporada de 'Casamento às Cegas Brasil' estreou na Netflix Imagem: Reprodução/Netflix

Colunista do UOL

29/12/2022 08h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O amor às cegas existe? Seguindo a premissa do formato mundialmente conhecido "Casamento às Cegas", a segunda temporada brasileira estreou na Netflix ontem e vem colocando à prova qualquer crença que o máximo romântico possa ter nos participantes dispostos (ou não) a encontrar seu par.

A escolha de um elenco bastante tóxico, envolvido logo de cara em episódios de gordofobia e machismo, entre outros absurdos, provoca um ranço coletivo. Dá medo pensar em "shippar" algum casal aparentemente saudável e correr o risco de se decepcionar mais na frente.

Causar esse ódio no público, de forma alguma, é algo negativo para o reality, pelo contrário, pode ser a fórmula para o sucesso de audiência.

O sentimento de vergonha alheia, típico do formato, também está bastante evidente nesta temporada. Há muita intensidade, participante dividido e querendo casar com duas, juras de amor, macho controlador, disputa e choro por pessoas jamais vistas, e muito papinho clichê que nos faz rir de constrangimento.

Sem muitos spoilers, vale destacar dois pontos que estão repercutindo bastante logo de cara: a desistência de uma participante que se viu atordoada com a dinâmica do programa, e um rapaz que, ao encontrar a paixão da cabine e ver sua aparência física, desistiu do pedido e justificou - de forma bizarra - "que não era o homem forte que ela merecia".

E quer saber mais? A desistente e o medroso estão juntos aqui fora. No perfil das redes sociais eles colocaram uma aliança e o nome um do outro - é ranço puro.

Participantes da segunda temporada de "Casamento às Cegas Brasil" - Divulgação - Divulgação
Participantes da segunda temporada de "Casamento às Cegas Brasil"
Imagem: Divulgação

Mas nem tudo é ruim. A Netflix foi criticada após a primeira temporada por não trazer uma diversidade de corpos entre os participantes. Desta vez, apesar da maioria "padrão", há destaque para protagonistas negros e corpos gordos.

Despertar sentimentos, sejam eles bons ou ruins, é o que costuma nos prender a uma história. Já temos quatro episódios disponíveis e cinco casais formados no início de uma lua de mel na Amazônia.

Episódios finais serão lançados no dia 4 e 11 de janeiro e, pela prévia já mostrada pela Netflix, ainda teremos muitos motivos para revirar os olhos.