Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rejeitada por gordofobia em Casamento às Cegas: 'Trocamos mensagem depois'

Amanda Souza foi descartada em "Casamento às Cegas" pela aparência - Reprodução/Netflix
Amanda Souza foi descartada em 'Casamento às Cegas' pela aparência Imagem: Reprodução/Netflix

Colunista do UOL

29/12/2022 12h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A consultora de imagem Amanda Souza, 35 anos, aceitou entrar para o elenco de "Casamento às Cegas Brasil 2" por querer ocupar um espaço inédito no programa sendo uma mulher gorda. Durante sua participação, ela falou sobre o medo de ser rejeitada pela aparência, e acabou, de fato, sendo a primeira mulher com a história contada no reality que foi descartada após o primeiro encontro às claras.

Em conversa exclusiva com esta coluna de Splash, Amanda conta não ter se arrependido da experiência e destaca como preconceito velado a reação de Paulo, seu pretendente que a abandonou antes do altar.

"Sei tudo que vivi e assisti editado, ontem, pela primeira vez. Não foi muito diferente do que todos viram. Era nítido que a minha aparência não era o que ele esperava, e aquilo o incomodou. A fala dele mostra que foi algo velado, né? Escolheu palavras para mascarar. Mas foi sim o meu corpo gordo o problema", diz ela.

A paulista, nascida em Campinas, não esperava toda a repercussão que vem acontecendo nas redes sociais, e afirma não se arrepender de ter mostrado uma história de rejeição no reality:

"A autoestima de outras mulheres gordas é importante para mim. Toda vez que meu corpo puder ocupar um espaço, eu farei. Claro que dói. É um gatilho para muitas e para mim também. Imagina quantas vezes eu já não vivi isso? Tenho encontros e acontece o tempo todo".

Amanda continua:

Eu me apaixonei no programa. Vivi a história, e tive uma decepção. Outra vez, outro homem que não aguenta o baque. A aparência é sempre um empecilho para o outro, não para mim. O que aconteceu no programa diz algo sobre ele, não sobre mim.

'Ele disse que não soube reagir'

Amanda Souza se envolveu no Casamento às Cegas Brasil 2 - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Amanda Souza se envolveu no Casamento às Cegas Brasil 2
Imagem: Reprodução/Netflix

Fora das câmeras, Amanda conta que Paulo escreveu para ela, mas não disse nada muito diferente da justificativa dele para fugir do casamento no programa.

Trocamos uma mensagem e ele disse que não soube reagir. Não foi um pedido desculpa, e nem tem o que desculpar, né? É uma desconstrução que cabe a ele querer ou não. O estético acaba. Ele perde para a própria vida. Não sou eu que vou consertar isso.

A consultora de imagem diz que já sabia que Paulo e Bruna - participante que desistiu do programa - estavam vivendo um relacionamento após as gravações.

Fiquei chocada, mas não surpresa, né? O elenco todo já sabia, as fofocas circulam. Eu lambi minhas feridas e estou pronta para a próxima. Assistindo tudo faz sentido que eles estejam juntos. Antes com ela do que comigo.

'Netflix me acolheu ao contar a história'

Questionada como foi recebida pela produção do reality e como se sentiu com a edição da Netflix sobre o preconceito que sofreu, Amanda diz que o acolhimento veio a partir do momento que contaram sua história.

Nunca teve uma mulher gorda, nunca se contou a história de alguém que não casou, e mostraram a minha história. Isso é uma acolhida. Mulheres como eu estão assistindo e se olham no espelho querendo se encaixar. Ativa nossos gatilhos, mas também conforta. É uma forma de combatermos a gordofobia, colocando a cara no sol.

Os episódios finais de "Casamento às Cegas Brasil 2" serão lançados pela Netflix nos dia 4 e 11 de janeiro.