Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Claudia Ohana: 'Aos 60, uso saia curta e tiro fotos, aos 20 jamais faria'

Colunista do UOL

16/01/2023 09h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ela volta às novelas após quatro anos e será Dora, mãe de Lumiar (Carolina Dieckmann) em "Vai na Fé". Claudia Ohana diz que estar na Globo traz um sentimento de "voltar para casa" e comemora, não só o novo papel, mas também a chegada aos 60 anos.

Faço 60 em fevereiro. Tenho o maior orgulho disso, e do meu corpo, de como ele está hoje. Me cuido e não sou uma pessoa extremamente exagerada. Envelhecer não é uma coisa que me consome.

Em entrevista a este colunista de Splash durante o lançamento da novela, no Rio, Claudia Ohana reflete sobre a maturidade e, solteira, diz que está muito mais exigente, além de ter aprendido a ter prazer consigo mesma.

Nem todo mundo é interessante aos 60. Quando eu tinha 20 anos bastava um chope para todos serem interessantes. Fiquei exigente. E me sinto bem comigo mesma. Também sei me namorar, brincar comigo mesma, e ter prazer em todos os sentidos.

Claudia Ohana diz que aos 60 anos sabe se namorar e brincar consigo mesma - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Claudia Ohana diz que aos 60 anos sabe se namorar e brincar consigo mesma
Imagem: Reprodução/Instagram

Volta às novelas. "Está sendo maravilhoso. Tenho a sensação de que estou voltando para a vida mesmo. Fiz teatro no começo do ano passado, mas voltar para a novela, ter a rotina de gravação, é a sensação de voltar para a escola."

É necessário estar na Globo para o sucesso? "Hoje tem muita gente que é conhecida no Instagram, muito mais do que eu na TV. A pessoa pode fazer sucesso com uma tirada nas redes, e eu acho isso maravilhoso. Estar na Globo me traz carinho, fiz trabalhos maravilhosos aqui, e por isso me sinto em casa."

Conteúdo para redes. "Vejo as redes sociais como um tamagotchi. Tem que alimentar e seguir alimentando, se não ela morre. Eu amo o Instagram, gosto de fotos, e me preocupo em fazer conteúdo."

Fotos de biquíni. "O culto à foto de biquíni é algo muito do Brasil, e muito do Rio. Para nós, cariocas, é diferente. Quando eu era pequena, com 13, 14 ou 15 anos, eu ia de biquíni e sandália para a rua. Nós temos na nossa cultura carioca expor o corpo. A gente malha pra caramba. E tem o bronze, a marquinha."

Os 60 anos. "Acho lindo falar da minha idade. Procedimentos estéticos, nunca fiz nenhum. Imaginava uma mulher de 60 anos muito diferente. Minha mãe e minha avó morreram com 35. Não tenho referência de pessoa mais velha e tenho orgulho de estar mais velha. Estou vivendo e me sinto muito jovem."

Tem peso a idade? "Olha como estou vestida, amor. Minha perna é magra, não acho ela vulgar, acho ok. Com 60 você fala assim: 'vou colocar para jogo'. Sem tanto compromisso. Quando eu tinha 20 anos não mostrava o corpo, não tirava foto, agora eu amo."

Cabelos grisalhos. "Isso é da personagem, a minha vaidade não chega a tanto. Gosto quando ele fica todo grisalho, mas só assim como está agora para a novela não."