Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Claudia Alencar critica Cássia Kis e Regina Duarte: 'Não devem ser ouvidas'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Claudia Alencar, 72, rompeu a amizade com Cássia Kis recentemente, após a colega de "Travessia" ter falas consideradas homofóbicas e participar de manifestações antidemocráticas.
As duas, que já trabalharam algumas vezes juntas, como na novela "Fera Ferida" (1993), não se falam mais, e em entrevista a este colunista de Splash, Claudia detalha:
Falamos muito durante a pandemia, éramos amigas, mas por conta dessa coisa política nos afastamos. Eu falei: 'Cássia, não vamos acabar com a amizade, você tem sua posição e eu a minha'. Não falamos mais. Respeito, mas sou contrária. Sou a favor da democracia, e acho que ela está completamente equivocada.
Vale lembrar que Cláudia Alencar chegou a ser torturada no período da ditadura. A atriz acredita que Cássia Kis vem defendendo fala antidemocráticas por confundir política com religião:
"Ela não sabe o que fala. Temos que prezar pela liberdade para todos. Acho que a minha voz tem que ser ouvida e não a dela. A voz de quem quer liberdade."
A mesma crítica vale quando Claudia é questionada sobre a postura de Regina Duarte e seus posicionamentos políticos.
Nós somos uma classe artística grande e unida. Elas são duas vozes no meio de uma multidão que é a favor da democracia. Temos que dar voz a essa maior parte. Temos que falar da minha voz, elas não devem ser ouvidas.
Contra influenciadoras na TV
Ainda na entrevista, que aconteceu durante o lançamento do livro de Marco Nanini no Rio, Claudia Alencar fala sobre a luta para que atores tenham o DRT antes de serem escalados para uma novela.
Ela lembra que, quando mais jovem, escrevia em seu diário uma reclamação frequente: que emissoras só queriam saber da beleza das mulheres e não de seus talentos ou estudo.
Para Cláudia, isso só piorou com o tempo:
"O Sindicato está atuando porque é necessário ter DRT sim. Todo mundo tem que ter diploma, por favor. A classe também está atenta a isso. Não pode ser uma questão de merecimento, tem que ter estudado para a profissão."
A veterana em novelas continua: "Tem uma brecha na lei e, por isso, influenciadores estão podendo atuar. Temos que unir a classe artística e fazer valer o diploma."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.