Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Último Globo Repórter da série 50 anos homenageia viagens de Gloria Maria

Viagens de Gloria Maria estarão no Globo Repórter de hoje - Divulgação/Globo
Viagens de Gloria Maria estarão no Globo Repórter de hoje Imagem: Divulgação/Globo

Colunista do UOL

28/04/2023 19h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo exibe hoje o último Globo Repórter da série dos 50 anos, e Gloria Maria - que morreu no dia 2 de fevereiro deste ano - ganhará uma homenagem especial. O assunto do programa é viagens, e a retrospectiva lembrará os destinos em que a jornalista esteve. O programa contará com a participação de mais de 20 jornalistas.

Gloria Maria será lembrada mais de 10 vezes ao longo do episódio especial. A viagem para a Jamaica, em 2016, quando ela visitou uma comunidade rastafari ortodoxa, que virou um dos icônicos momentos da TV brasileira, não estará de fora.

"Aqui, é permitido por lei fumar maconha para fins religiosos. Somos convidados a participar de um desses rituais. Só que participar significa também fumar o cachimbo gigante, junto com os rastafari. Recusar, nem pensar, seria um desrespeito à tradição. No primeiro momento, fiquei completamente tonta", explicou, na época.

Aparecem ainda perrengues, como o dia em que ela quase foi levada pelo vento na Noruega, ou inusitados como o dia em que alimentou e limpou as fezes de um urso panda em Hong Kong. Além da experiência que é atravessar uma rua na loucura do trânsito no Vietnã.

A jornalista foi repórter do programa, a partir de 2010 e, nove anos depois, assumiu também a apresentação, ao lado de Sandra Annenberg.