Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O desafio de Bárbara Reis em um horário nobre em crise: 'Entro para vencer'

Bárbara Reis é a protagonista de "Terra e Paixão", nova novela da Globo - Globo/Paulo Belote
Bárbara Reis é a protagonista de 'Terra e Paixão', nova novela da Globo Imagem: Globo/Paulo Belote

Colunista do UOL

04/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bárbara Reis está em alta na Globo e tem pela frente a missão de assumir o protagonismo de uma novela das nove após a emissora viver um fiasco de audiência e muitas críticas no horário. Ela será Aline em "Terra e Paixão", novela de Walcyr Carrasco que substituirá "Travessia" a partir de segunda-feira.

A personagem, uma mulher forte e guerreira, perde o marido em um evento trágico, e decide deixar as salas de aula para se dedicar ao campo e à agricultura. Em meio a novos conflitos, a protagonista não foge da fórmula de boas novelas, e viverá um drama entre inimigos e amores.

Em conversa com este colunista de Splash, a atriz - que também pode ser vista como a malvada Débora de "Todas as Flores" - assume temer críticas, mas se mostra bastante confiante para sua primeira protagonista após sete anos de sua estreia em novelas.

"Bate um medo e ansiedade por viver um trabalho novo. O medo das críticas sempre irá existir, mas me considero muito segura. Vou conquistar as pessoas. Não temo não ser aceita, e sei que a Aline vai agradar a quem realmente assistir à novela", diz.

Para Bárbara, a oportunidade no horário nobre é uma consagração de todo seu esforço na carreira:

Nunca entrei em uma novela para não vencer. Meu objetivo é sempre conquistar e me manter num próximo trabalho. Graças a Deus tem sido assim. Estou em um lugar que queria alcançar e batalhei muito. Me sinto feliz e realizada.

'Abri mão e fiz acordos'

Terra e Paixão: Bárbara Reis fez acordo com o noivo para protagonizar novela - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Terra e Paixão: Bárbara Reis fez acordo com o noivo para protagonizar novela
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Com uma carga horária pesada de gravação, Bárbara Reis já sabia que ser protagonista de novela não tem só vantagens. A nova função exigiu que ela fizesse escolhas.

"Abri mão de coisas, de saídas com amigos que eu não vejo desde que comecei a gravar, e até da minha própria família. Tenho forçado encontros com minha mãe e meu pai para não perdermos esse elo. Com meu noivo nós fizemos um trato", afirma a atriz, que vive uma relação com o ator Raphael Najan.

Ela detalha o combinado com o noivo:

Moramos em casas separadas e temos que dormir juntos todos os dias. Nessa correria, isso foi preciso. Assim conseguimos organizar as agendas, o nosso tempo. É algo muito importante para a relação.

O que a nova protagonista da Globo não abre mão é de sua privacidade. A atriz não quer ter a vida mais exposta e pretende se resguardar:

Entendo que agora existirá um interesse maior pela minha intimidade, mas me manterei discreta. Sempre fui assim e pretendo continuar sendo.

Antes mesmo da novela ir ao ar, Bárbara já sente os holofotes cada vez mais em volta, mas afirma que isso não a torna deslumbrada:

Fico feliz em ver minha cara estampada no letreiro da ponte Rio-Niterói ou nas bancas de jornais, mas sou uma mulher que tem muito pé no chão. Não permito a sensação de achar que estou no topo do mundo e que por isso posso desconsiderar quem sou e de onde eu vim. Vão sempre encontrar a mesma Bárbara.

Aline (Barbara Reis), Jonatas (Paulo Lessa), Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond) - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Aline (Barbara Reis), Jonatas (Paulo Lessa), Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior