Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Daniela Mercury diz que governo Lula enfrenta dificuldades: 'Tensão'

Daniela Mercury participa do 30º Prêmio da Música Brasileira - André Horta / Brazil News
Daniela Mercury participa do 30º Prêmio da Música Brasileira Imagem: André Horta / Brazil News

Colunista do UOL

31/05/2023 21h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na 30ª cerimônia do Prêmio da Música Brasileira, que ocorre na noite de hoje no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, Daniela Mercury, 57, conversou com esta coluna de Splash sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A cantora argumentou que a atual gestão tem enfrentado dificuldades na implementação de políticas públicas em razão da tensão em Brasília. Durante o evento, a cantora afirmou haver uma tensão entre as partes na política brasileira.

Uma tentativa de dificultar que as políticas públicas do governo de Lula aconteçam, do arcabouço, da estrutura que ele propôs para o novo governo. Daniela

Cantora disse que sociedade civil precisa se manifestar. "A gente está aqui hoje para isso. Estou lutando contra o Marco Temporal, pela cultura, estou apoiando Margareth [Menezes, ministra da Cultura], Anielle Franco, Silvio Almeida."

Dificuldade no diálogo na política. "Difícil? Está um momento difícil para a democracia. Nunca foi tão difícil o diálogo. Na verdade, nos últimos quatro anos não havia diálogo, agora começou a se tentar um diálogo."

Daniela faz chamamento para as pessoas irem à rua contra o Marco Temporal. "Se o governo democrático, que foi quem a gente elegeu e as políticas dele são as que contemplam a grande maioria do povo brasileiro, não são discriminatórias como as anteriores, a sociedade civil precisa continuar a se mobilizar. A gente precisa ir à rua! Eu proponho que se vá dia 7 no julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o Marco Temporal, porque a Amazônia vai ser desmatada em 20% caso seja aprovado. A sociedade não está se movimentando do jeito que necessitaria. A principal bandeira desse governo está em jogo."

Importância do evento de música para a cultura brasileira. "Esse prêmio existir é importante e é sempre um ato de resistência, principalmente, depois desses anos de luta pela cultura. É um prêmio emblemático e histórico, que envolve todos os gêneros brasileiros. É o prêmio mais importante da música brasileira, só a partir dele a gente consegue reconhecer novos talentos e homenagear pessoas como Alcione, uma grande artista, com mais de 40 álbuns."