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Lucas Pasin

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REPORTAGEM

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Como chefão do Globoplay pretende seduzir atores cansados de fazer novelas

Erick Bretas, diretor de produtos digitais da Globo - Globo
Erick Bretas, diretor de produtos digitais da Globo Imagem: Globo

Colunista do UOL

23/06/2023 04h00

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Erick Bretas, diretor de Produtos Digitais da Globo, "chefão" do Globoplay, sabe muito bem como seduzir não só o público que busca novos conteúdos no streaming, mas também atores que cada vez mais têm declarado estarem cansados de trabalhar nas longas novelas.

Em conversa exclusiva com este colunista de Splash, Bretas fala do planejamento da plataforma a longo prazo, cita tendências e diz o que pode oferecer a grandes talentos para seduzi-los para um trabalho no streaming.

Atores cansados de novelas - "Ouço algo de vários talentos. Não é nenhum desinteresse deles por novelas, mas sim, o que eles dizem é sobre o compromisso emocional imenso que uma novela demanda. Você fica um ano lá investindo. Quando termina, eles querem algo mais curto. Sinto essa vontade deles em alternarem uma novela com uma ou duas séries. Por isso, sempre que possível, vamos oferecer aos nossos talentos essa oportunidade. Aqueles que gostam de fazer novelas, mas querem alternância de formato, terão essa chance. Sempre que viável isso será feito".

Como prender público no Globoplay - "É intencional da nossa parte encadear conteúdos. O fato de não soltarmos todos os episódios de uma novela ou série de uma vez também tem esse objetivo. Nem todos que assistem séries, veem as novelas. Nem todos que assistem produtos de ficção, vão ver os documentários. Por isso lançamos obras para diferentes interesses. A ideia é diversificar as ofertas para aumentar as chances do que interessa para o público."

Estratégia é válida a longo prazo? "Produção original é a nossa vida, né? Mas temos também os conteúdos licenciados que têm um consumo muito bom. As novelas turcas, por exemplo, estão em uma fase incrível. Temos orçamento para sustentar a produção de conteúdo original muito interessante. Cada mês, ou a cada 45 dias, teremos uma nova produção original para ser lançada. Serão documentários, séries e, de vez em quando, grandes lançamentos, que são as novelas. Ano que vem teremos a novela 'Guerreiros do Sol'. Vamos sustentar esse planejamento. Nossa vida será sempre ter coisas novas para adicionar ao nosso catálogo."

As tendências avaliadas no Globoplay. "Vamos sempre investir em novelas, das mais clássicas e tradicionais, até as mais híbridas, como foi 'Verdades Secretas'. Talvez 'Guerreiros do Sol' também vá por esse caminho e se pareça menos com uma novela tradicional. Também lidamos com uma geração que ficou muito acostumada com a oferta de séries vindas das plataformas americanas, portanto teremos também a linguagem moderna das séries, como em 'Os Outros'. E, por fim, temos um apreço muito grande por documentários. A resposta do público tem sido excelente. Esse trio de novelas, séries e documentários se torna a personalidade do Globoplay".