Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Helô Pinheiro faz 80: 'Ser a Garota de Ipanema nunca me trouxe dinheiro'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Helô Pinheiro completou ontem 80 anos e comemorou no melhor estilo, com um festão de arromba no Rio. A musa inspiradora da canção "Garota de Ipanema" conversou com exclusividade com este colunista de Splash durante o evento e confidenciou que já mentiu muitas vezes a idade, confundindo jornalistas e amigos.
Atualmente, ela celebra sem medo ou preconceito, e só tem um arrependimento: ter sido pouco ousada.
"Os 80 anos chegam de forma leve. Se Deus está me fazendo viver mais tempo é porque eu mereço, né? E, se eu mereço, é uma dádiva. Tudo que eu faço agora poderia ter feito também aos 60 ou 70. Sou dinâmica, elétrica, e uma pessoa que não vive pensando mais nos números da idade", diz.
Sobre ter mentido, Helô conta que foi aconselhada pela mãe. Hoje, ao assumir, ela precisa até mesmo mostrar a carteira de identidade. Ninguém acredita na chegada dos 80 anos.
"Agora que estou mais madura, faço sem preconceito e timidez. Minha mãe me dizia, quando eu era jovem, para mentir, porque todos mentiam e só eu envelhecia. 'Tira dois anos sempre', ela falava. Mas chegou um momento que joguei isso para o alto e assumi. Quando falei, ninguém acreditou. Outro dia, fui participar de um programa na Globo, e eles me pediram o documento para acreditar que eu faria 80 anos", conta aos risos.
'Perdi um chá com Rainha Elizabeth'
Ao falar sobre os conselhos que daria para sua versão mais nova, lá aos 17 anos, quando virou a "Garota de Ipanema", Helô não pensa duas vezes e reclama que foi pouco corajosa na vida, e que se pudesse voltar no tempo faria diferente.
Eu diria para mim mesma: 'seja mais audaciosa e enfrente mais as coisas'. Era inibida e medrosa.
Helô relembra: "Uma vez os americanos me chamaram para fazer um filme e eu simplesmente morri de medo. Deveria ter enfrentado. Outra ocasião que me arrependo muito foi ter recusado o convite da rainha Elizabeth. Era menina, estava na minha lua de mel, e ela me convidou para um chá. Eu não falava uma palavra em inglês e fiquei sem graça. Que bobagem, perdi a oportunidade por ser medrosa. Hoje não tenho mais isso, o que eu puder fazer, eu faço".
'Sou a coroa de Ipanema'
Helô gosta de ser lembrada nas ruas como a eterna Garota de Ipanema, mas assume ficar sem graça quando alguns adultos comentam o assunto com crianças. Ela costuma fazer uma brincadeira:
As mães falam para os filhos e eles devem me olhar pensando 'garota? como assim?'. Aí eu brinco que não sou mais a garota, e sim a coroa de ipanema. Afinal, tenho rugas, sou vovó, faz mais sentido, né?
Sobre o título, Helô conta que ele lhe trouxe fama, mas nunca a deixou milionária:
Dinheiro não me trouxe. Pensam que sou rica, que cresci financeiramente, mas nada disso. Não estou nessa ostentação. Sou uma pessoa simples e o que ganhei foi com meu trabalho.
Os truques e preconceitos com a idade
Helô diz que sente na pele o preconceito por ter 80 anos, mas que não se importa com o que dizem, e muito menos concorda.
Quando uso uma roupa mais extravagante, sinto que olham e pensam: 'Ih, ela quer voltar a ser garotinha'. Mas não, não é porque eu uso uma roupa mais apertada ou colorida que quero voltar a ter meus 18 anos. Quero é poder me assumir do jeito que eu gosto e quero ser.
Quando era mais jovem, Helô conta que aprendeu um truque com a mãe para evitar as rugas no pescoço - algo que já a incomodou: "Minha mãe colava uma fita adesiva atrás do pescoço e puxava ele mais para trás. Uma fita bem forte. Ela me dava algumas dicas, né?"
Helô, sem medo de assumir, afirma que optou por fazer uma cirurgia plástica:
Não tenho problema em falar que dei uma puxadinha no pescoço, era meu trauma na aparência. Me olhava no espelho e via um pescoço todo enrugadinho. Usei lenços, faixas e colares mais altos. Hoje eu assumo que fiz, me incomodou e eu mudei.
A festa de Helô Pinheiro no Rio recebeu, além de seus familiares, diversos famosos. O evento contou com shows da banda Blitz e de Daniel Jobim. O evento teve cerimonial da badalada CS Eventos, de Carol Sampaio, e decoração de Paula Dannemann e Isabela Gatti. O buffet ficou por conta de Andréa Tinoco, que vem conquistando o paladar de muitos famosos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.