Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CNN Brasil demite vice-presidente de jornalismo que ajudou a fundar o canal

Leandro Cipoloni era vice-presidente da CNN Brasil  - Divulgação
Leandro Cipoloni era vice-presidente da CNN Brasil Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/07/2023 17h01Atualizada em 18/07/2023 18h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CNN Brasil demitiu hoje Leandro Cipoloni, vice-presidente de jornalismo, que ajudou a implantar a estrutura de jornalismo da emissora. A informação sobre a demissão foi apurada por este colunista de Splash.

Em nota, o canal informou apenas o encerramento do contrato e disse que tudo se deu de "maneira amigável, a pedido do jornalista".

Cipoloni estava na emissora desde 2019, e será substituído pelo jornalista Virgílio Abranches, vice-presidente de Conteúdo e Operações. Ele acumulará as duas funções no canal.

O jornalista era uma das lideranças do canal desde dezembro, após demissão de mais de 120 profissionais. A coluna procurou Leandro Cipoloni, que disse nao comentar detalhes do assunto. Ele apenas reafirmou a nota da CNN dizendo que partiu dele a decisão de sair, e que foi amigável. A coluna mantém a apuração sobre a demissão.

Em e-mail interno enviado aos colaboradores em dezembro, ao qual Splash teve acesso, a emissora informava que decidiu extinguir o cargo de CEO, que era da jornalista Renata Afonso, e promoveu três vice-presidentes a novas lideranças do canal "com o objetivo de fortalecer o jornalismo e as pratas da casa". Entre eles, estava Cipoloni.

Confira a nota de desligamento de Cipoloni na íntegra:

A CNN Brasil e Leandro Cipoloni, vice-presidente de Jornalismo, informam o encerramento de seu contrato, de maneira amigável, a pedido do jornalista.

Entre os primeiros contratados pela emissora, em 2019, Cipoloni foi responsável pela implantação da estrutura de jornalismo da CNN no Brasil e formação de um time vencedor. Será substituído interinamente pelo jornalista Virgilio Abranches, vice-presidente de Conteúdo e Operações, que irá acumular as duas funções.

"Cipoloni é um dos mais completos jornalistas que conheci e deixará para sempre sua marca na CNN", afirma João Camargo, chairman da empresa. "Desejamos sucesso a ele no próximo desafio profissional."

"A criação e consolidação do projeto da CNN no Brasil me proporcionaram enorme aprendizado e realização profissional, além do privilégio de conviver com um time fabuloso de grandes jornalistas e amigos para toda a vida. Entendo que o ciclo está completo", diz Cipoloni. "Ao Rubens Menin [controlador da CNN Brasil], ao João Camargo e à CNN Internacional, minha enorme gratidão pela confiança em todos estes anos e por terem me dado total liberdade para praticar jornalismo apartidário, crítico e independente."