Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bloco de Ivete no Fortal é marcado por pisoteamento e agressão a foliões

Colunista do UOL, em Fortaleza (CE)

23/07/2023 14h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A passagem de Ivete Sangalo no Fortal 30 anos, neste sábado (22), em Fortaleza, foi marcada por reclamações dos foliões que compraram o abadá do bloco Village. Um incidente no percurso deixou diversos feridos, gerou pisoteamento e agressão por parte de seguranças.

Organizadores do evento, em nota a este colunista de Splash, afirmaram que apenas seis pessoas foram atendidas com ferimentos pelo ambulatório da folia. Contudo, vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma quantidade superior de pessoas sendo pisoteadas. A organização culpa os foliões pelo ocorrido e cita um "empurra-empurra".

"Durante o episódio, seis pessoas tiveram ferimentos leves, mas rapidamente receberam assistência das equipes de segurança. Nesse momento, o trio ficou parado durante o tempo necessário para que tudo fosse normalizado e o percurso do trio seguiu normalmente sem transtornos", diz trecho da nota.

A assessoria de imprensa de Ivete Sangalo enviou a coluna o mesmo posicionamento do evento. "A organização do Fortal registrou incidente neste sábado (22) durante a apresentação de um dos blocos, quando os foliões empurraram a estrutura de separação dos blocos e os seguranças tiveram que suspender para evitar maiores danos."

O que aconteceu?

Este colunista de Splash, que esteve presente no local, apurou o motivo do incidente. Fontes ouvidas pela coluna afirmaram que houve uma falha de comunicação entre os blocos de Ivete Sangalo e o de Bell Marques, que desfilou antes.

Na hora da entrada de Ivete no Corredor de Folia — em sua segunda volta no circuito — seguranças travaram os foliões do Village. O trio não parou de andar, foliões foram prensados e pisoteados. Sem ter para onde ir, foliões começaram a empurrar seguranças que formavam uma barreira, com uma placa, no início do bloco.

"Não me machuquei por pouco. Vi muita gente caindo, pessoas sendo pisoteadas e seguranças agredindo quem estava no bloco", disse um folião à coluna, que preferiu não se identificar.

Algumas agressões por parte dos seguranças também foram relatadas nas redes sociais, inclusive com imagens dos ferimentos. Quem estava no camarote gritava (e vaiava) pedindo que o trio parasse de andar. O trio foi desligado por cerca de 40 minutos e só retornou depois da situação normalizada. Ivete seguiu o bloco sem falar do ocorrido.

Agressões

Após o incidente, foliões procurados por esta coluna relataram agressões por parte de seguranças do evento. Em um vídeo, que circula nas redes sociais, um homem com uma credencial do evento e uma camisa escrito "diretoria" aparece agredindo um folião.

Este colunista de Splash apurou que o homem no vídeo é Colombo Caldini, um dos diretores do evento. A assessoria do Fortal disse que o diretor estava se defendendo após, segundo a organização, ter sido agredido por um dos foliões.

O diretor acusado de agredir as pessoas está ao lado direito de Ivete Sangalo - Fred Pontes / Divulgação - Fred Pontes / Divulgação
O diretor acusado de agredir as pessoas está ao lado direito de Ivete Sangalo
Imagem: Fred Pontes / Divulgação

"Fortal esclarece que um dos diretores do evento foi abordado com agressões verbais e físicas por um folião durante a passagem de um dos trios. Nesse momento, ele se defendeu e os seguranças rapidamente contornaram a situação. Fortal lamenta o episódio e reforça que o objetivo do evento é levar diversão ao público de forma segura e organizada."

Um dos foliões também relatou o ocorrido nas redes: "A diretoria do Fortal agredindo um menino que tinha se machucado e foi reclamar, absurdo".

"Fui agredido pela diretoria e vários seguranças do Fortal no bloco da Ivete. Estava ferido e sangrando por um erro na estrutura do bloco Village, e fui pedir para ir ao ambulatório e eles partiram para cima de mim", relatou outro no Twitter, ao compartilhar imagens de partes do corpo feridas. A coluna procurou o folião, mas ainda não obteve retorno.

Em outro vídeo que também circula nas redes sociais, um folião mostrou o ambulatório do evento recebendo muitas pessoas machucadas.

Sem um posicionamento de Ivete Sangalo, fãs e foliões que estavam no bloco e se machucaram, comentaram a postagem que a cantora fez sobre o Fortal. Nas mensagens, o público relata o ocorrido e cobra que a artista se manifeste sobre o assunto.

O que diz o Bloco Village

Em nota, o Bloco Village disse que houve a ruptura da estrutura de abre alas que separa os blocos, o que resultou no estreitamento do espaço destinado aos foliões, ocasionando ferimentos em alguns participantes do evento.

"Assim que percebeu a ocorrência do incidente, a artista Ivete Sangalo parou imediatamente o trio e, apesar de não ter nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido, disponibilizou sua equipe para dar todo o apoio possível, só seguindo com sua apresentação após ser informada pela produção do bloco de que a situação estava absolutamente controlada."

Ainda segundo a nota, o bloco mobilizou suas equipes de seguranças e socorristas, "que adotaram todas as medidas necessárias à resolução do problema e ao suporte às pessoas que se machucaram."

O Fortal 30 anos segue a programação neste domingo (23), e Ivete Sangalo retornará ao circuito com o bloco Village.

Veja fotos do Fortal, em Fortaleza

*Este colunista de Splash viajou ao Fortal 30 anos a convite da produção do evento.