Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
José Loreto se vê em mulherengo de 'Vai na Fé': 'Nasci banhado no machismo'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Vai na Fé" chega ao fim na próxima semana, e um de seus destaques foi Lui Lorenzo, mulherengo sedutor vivido por José Loreto. O ator, que emendou "Pantanal" com este sucesso na novela das sete, está pronto para finalmente curtir as férias, mas antes, em entrevista a esta coluna de Splash, faz um balanço do último trabalho e seus aprendizados.
"O Lui me amadureceu muito como artista na música, e ele teve seu amadurecimento também durante a trama. Às vezes, interpretamos alguns personagens que são uma coisa só, um vilão por exemplo. O Lui não. Ele era um macho tóxico, se apaixonou e passou a olhar o mundo por outros olhos. Com seus tombos, ele aprendeu", avalia.
José Loreto se compara ao personagem e diz ver semelhanças com seu amadurecimento:
"Acho que também aprendi com os meus tombos, com as minhas escolhas e meus erros. Acho que nos identificamos muito nesse sentido, e eu tenho dado muito para ele, e ele muito pra mim. Virou uma troca justa."
O ator afirma que, além de receber os caminhos dados pela autora Rosane Svartman, também fez questão de induzir alguns desfechos, entre eles o aprendizado de Lui para deixar de ser um "boy lixo".
Ele começou como um macho tóxico parado no sucesso que fez há 20 anos. Mas a novela é viva. Falei para a Rosane: 'Deixa ele errar'. Essa é a minha geração. Eu nasci banhado no machismo, com preconceitos. Ver esse personagem amadurecer, ficar sensível, é humano. E tudo bem perdoar os tropeços dele, todo mundo tem um pouco de vilão e mocinho.
Ao comparar Lui Lorenzo, de "Vai na Fé", com o Tadeu, de "Pantanal", Loreto diz ver a diferença pelo olhar do público:
As pessoas acreditam muito no personagem, né? Em 'Pantanal' me viram e acharam que eu era aquele peão. Já chegavam em mim falando com sotaque. Agora, em 'Vai na Fé', o Lui é todo para fora, e as pessoas já chegam com um sorrisão. O público olha pra mim e me vê de forma extrovertida, fluída.
Questionado se estava ansioso para sair de férias, Loreto, que é contratado por obra na Globo, diz: "É trabalhoso esperar, viajar, mas gravar não, gravar é um prazer. Então, assim, eu quero tirar férias, quero ter tempo para minha filha, para não fazer nada, mas já estou doido para saber qual será meu próximo projeto".
Enquanto curte o descanso, Loreto garante uma coisa: o grupo dele com os atores de "Vai na Fé" continuará.
Sou o Relações Públicas de um grupo que temos, que se chama 'Vai na fé?sta'. Eu, a Sheron [Menezzes] e a Carol [Dieckmann] somos os causadores do furdunço. Vamos continuar. Criamos uma unidade muito forte e pretendemos nos encontrar muitas vezes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.