Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O pedido de Juliano Cazarré para a Globo: um personagem 'mais refinado'

Colunista do UOL

09/08/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Juliano Cazarré considera seu próximo personagem na TV, o vilão Pascoal de "Fuzuê", um presente da Globo.

O ator, em entrevista a esta coluna de Splash, assume que estava cansado de interpretar homens pouco refinados e com um linguajar limitado. Ele sonhava em ser escalado para um personagem "mais elegante", e conseguiu.

Durante o evento de lançamento da trama, que estreia no próximo dia 14, Cazarré contou que já teve algumas conversas na emissora e pediu para ter uma oportunidade de fugir de personagens "homens da terra", como ele nomeou.

O Pascoal é o meu pedido atendido. Pedi para a Globo e para o papai do céu. Queria um personagem que falasse bem, que se vestisse bem e fosse mais refinado. Confesso que tem sido um desafio e nada fácil, viu? Exige muita atenção, e é bem diferente de tudo que já fiz. A graça para o ator é justamente tentar fugir de gavetas comuns.

Cazarré ressalta que, quando afirma desejar um personagem mais elegante, não fala só da aparência.

Queria um personagem que falasse muito bem os plurais, que tivesse um raciocínio claro e fosse diferente de todos que já fiz. Pedi ao Silvio de Abreu isso uma vez, mas aí veio a pandemia, e aquele desejo de trabalhar, e não rolou. Depois veio 'Pantanal', e lá eu avisei que poderia fazer qualquer papel. Poderia ser o boi ou a vaca, só queria estar nessa novela incrível, e me deram de presente o Alcides.

Para "falar errado", Cazarré conta que também ensaiava, e bastante.

"Todas as frases do Alcides eram muito pensadas. Se eu fosse 'comer' um plural, eu planejava antes. Tenho sempre esse trabalho com as palavras. Em 'Pantanal', eu colocava muitos improvisos e sugestões no texto. Agora em 'Fuzuê', estou me desafiando a não mexer em nada. O texto do Gustavo [Reiz] é tão bom que não exige complemento".

Juliano Cazarré e Marina Ruy Barbosa são os malvados de Fuzuê  - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Juliano Cazarré e Marina Ruy Barbosa são os malvados de Fuzuê
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Um vilão nas sombras

Dividindo o vilanismo com Marina Ruy Barbosa, que interpreta Preciosa, Juliano Cazarré entrega um pouco mais sobre seu personagem elegante:

O Pascoal é um ambicioso que não mede esforços para chegar onde quer. Ele não tem escrúpulos, e pode se associar a uma ou outra pessoa, mas no fundo ele não ajuda ninguém. É um homem que quer ganhar tudo.

Questionado se ele é mais malvado que Marina na trama, Cazarré fala: "Tenho a impressão que Pascoal será sim mais sombrio. Ela ainda pode se redimir, ele não."