Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Reportagem

Faustão é internado para exames de rotina pós-transplante, diz hospital

Oito dias após receber alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva, 73, foi novamente internado. O apresentador passou por um transplante de coração no dia 27 de agosto.

Em contato com este colunista de Splash, o hospital confirmou que a internação do apresentador ocorreu há dois dias como parte do protocolo pós-transplante de coração.

O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 18 de setembro para a realização de exames pós-transplante cardíaco. Trata-se de protocolo de rotina que avalia o funcionamento do coração e se há indícios de rejeição. Hospital Albert Einstein

O boletim é assinado pelo cardiologista Fernando Bacal, o cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto e o diretor médico Miguel Cendoroglo.

Na primeira internação, Faustão passou 36 dias no hospital e recebeu alta após duas semanas do transplante de coração. O comunicador seguia o processo de reabilitação em casa, na capital paulista, ao lado da família.

O que aconteceu:

O comunicador recebeu o novo coração no dia 27 de agosto, em cirurgia realizada sem intercorrências, após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão.

Apresentador foi para o quarto um dia antes de receber alta. "Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão", informou o hospital, por meio de boletim médico divulgado no sábado (9).

Faustão deixou o hospital no domingo (10), após 36 dias internado. "O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco", informou o Hospital Israelita Albert Einstein.

Continua após a publicidade

Faustão falou pela 1º vez fora do hospital

O apresentador divulgou vídeo gravado em sua casa, em São Paulo, em que agradeceu o carinho do público. "Alô, galera. Já saí do hospital, estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade, de apoio. Tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida", começou.

Na sequência, ele fez um agradecimento aos familiares do doador. "Agradecer a família do doador, que eu não tenho palavras, mas vou rezar por eles o resto da minha vida."

O apresentador contou que a enteada do filho João Guilherme Silva, Anne-Marie, foi a sua inspiração. A menina passou por um transplante de coração no ano passado.

"Quero dizer que a inspiração deste transplante para mim foi de uma garota de 14 anos, Anne Garnero, que ela ficou seis meses esperando, eu tive mais sorte com a questão do meu tipo de sangue, e ela ficou durante seis meses na espera, já foi transplantada em janeiro do ano passado, e hoje está muito bem, uma vitalidade incrível", contou.

Faustão destacou ainda a necessidade de transformar o Brasil em referência. "Não desista, vale a pena o sonho. A missão agora é conscientizar cada um a colaborar para transformar o Brasil no campeão de doação. E que as autoridades espalhem centros pelo país, para que pessoas do Norte e Nordeste não tenham que vir para o Sudeste."

Continua após a publicidade

Por fim, ele explicou que a recuperação deve demorar entre dois e três meses: "A missão continua para cada vez mais tirar os preconceitos, as informações erradas — sabemos que o problema de educação é grave no país —, para que todo mundo tenha consciência. Agora estou encerrando, porque tenho uma segunda fase. São mais dois ou três meses de fisioterapia para a recuperação. E vamos à luta".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes