'Amizade das loiras' e rumores de ida para Globo: Eliana reflete sobre 2023
São 32 anos de carreira, 21 no SBT e 18 comandando uma atração dominical de auditório. Eliana, aos 51, sabe de cor suas conquistas e os números que fizeram parte de seu 2023. Neste último dia do ano, em entrevista exclusiva, a apresentadora reflete sobre sua trajetória e aponta a direção para onde quer caminhar profissionalmente.
Entre todas as manchetes que a envolveram no último ano, dois assuntos se destacaram: o grupinho de amizade com Xuxa e Angélica, e uma possível saída do SBT rumo à Globo.
Sobre os rumores da ida para uma nova emissora, Eliana é direta, sem fechar nenhuma porta:
Estou muito feliz no SBT e não recebi, de fato, uma proposta da Globo. Tudo o que soube sobre o assunto foi pela mídia. O que posso dizer é que amo novos desafios, gosto de evoluir, e quero sempre dar o meu melhor para o público. Gosto de trazer novidades, e é esse o meu desejo para 2024 e 2025: inovar.
Ao falar da emissora de Silvio Santos, a apresentadora destaca que foi lá onde conquistou a consolidação de sua carreira, repete inúmeras vezes sobre o sentimento de gratidão, e, atualmente, só tem uma coisa a lamentar:
Tenho sentido muita saudade dele [Silvio Santos]. Queria muito estar mais próxima. Ele é um mestre pra mim, e sempre será. Mas entendo que o Silvio está no momento de dedicar a vida à família, e tem se dado um tempo. O sentimento que tenho é que não importa onde eu esteja, sempre serei grata a este homem.
Grupo com Angélica e Xuxa
Um dos momentos auge de Eliana em 2023 foi a participação no Criança Esperança ao lado das amigas Angélica e Xuxa. O "grupo das loiras" esteve em bastante evidência neste ano, e elas fizeram diversas aparições juntas, além de entregar, em entrevistas, detalhes da intimidade.
Questionada sobre o interesse do público na parceria com as apresentadoras, e a exposição da amizade, Eliana diz:
Falo muito em sororidade, e não adianta só falar, é preciso vivenciar. Quando você vê a reunião de mulheres, cada uma com a sua importância no cenário da televisão, tudo fica mais forte. A união feminina é muito poderosa. E que bom que não fica só no discurso. Isso é importante para a vida de todas, e será também para a Manuela [filha]. Se podemos nos unir, somos muito mais potentes.
E será que as três pensam em trabalhar juntas em um projeto ou programa para a televisão? A apresentadora responde:
"Já fizemos publicidade juntas, aparição no Criança Esperança, e depois convidei elas ao Teleton. Se surgir uma oportunidade nesse sentido, vamos sentar, conversar e avaliar. Até o momento não chegamos nesse ponto. Amo novos desafios. Temos que ir de acordo com o que desejamos para nós".
'Me sinto mais segura para me mostrar'
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberExpor a amizade com Xuxa e Angélica, e detalhes da intimidade, são passos novos para Eliana, que sempre foi conhecida por ser bem mais discreta e se mostrar apenas dentro do ambiente profissional.
De acordo com a apresentadora, foram a maturidade e o sucesso que trouxeram a vontade — e a liberdade — em se permitir mais.
"Quando eu era um pouco mais jovem, tinha muito receio e insegurança de me mostrar. Era insegura como profissional e como mulher. Me consolidei num espaço predominantemente masculino, e isso me trouxe a segurança necessária para falar algumas coisas e entrar em novos assuntos", diz.
Eliana relembra quando foi flagrada por paparazzi, de biquíni, em 2021, em um hotel no Rio. Ela classifica o episódio como "libertador" para se mostrar "mais mulher":
Com a chegada dos 50 anos, venho vivenciado episódios que me fazem ter vontade de me expor mais. Quando fui flagrada por um paparazzi, agradeci a ele poder ter me dado a liberdade de mostrar, de alguma forma, o corpo da mulher, não só da apresentadora, que está sempre com a luz perfeita. Se isso tivesse acontecido dez anos antes, eu estaria com vários questionamentos, mas agora não, eu senti alívio.
Eliana se sente ainda mais ligada ao público feminino após completar 50 anos, e tem vivenciado a maturidade e o envelhecimento com tranquilidade.
Não me importo em envelhecer na questão estética. Isso é pequeno perto do que eu ganho ao lado da minha família, podendo ver meus filhos crescendo e amadurecendo. O meu amadurecimento trouxe consciência disso. Talvez, hoje, as pessoas pensem que estou me mostrando mais, e eu digo que isso é apenas parte da maturidade.
E os desejos para 2024?
A poucas horas do início de um novo ano, Eliana diz não ter superstições ou tradições para o Réveillon, e afirma quais são seus desejos para 2024:
"Na vida pessoal, quero saúde, física e mental, para que eu possa voar e levar minhas ideias. Já para o profissional, no papel de comunicadora, só quero continuar podendo falar e ser ouvida. Quero continuar me comunicando e atingir cada vez mais pessoas".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.