Fátima Bernardes não vê saída da Globo como aposentadoria; saiba bastidores
Fátima Bernardes não é mais funcionária da TV Globo após 37 anos. A informação foi confirmada à coluna pela emissora. O contrato da apresentadora venceu no fim do ano passado e não teve renovação.
O desejo pela liberdade em não ser exclusiva da emissora e de não ter mais que assumir obrigações, como um programa diário, partiu dela, e não foi de uma hora para a outra.
Segundo fontes da coluna, Fátima já conversava com a emissora desde o início de 2021, quando ainda estava no Encontro. A apresentadora teve suas primeiras conversas decisivas com a direção da Globo, destacava a vontade de não continuar mais em um programa diário e indicava o desejo de diminuir o ritmo de trabalho. Ela queria ter mais tempo para a família, namoro, amigos e viagens.
Uma eventual saída de Fátima gerou receio de que houvesse uma fuga de patrocinadores, pois a apresentadora tinha um forte atrativo para marcas. A emissora cogitou até acabar com o Encontro, mas optou por continuar com Patrícia Poeta à frente da atração.
Ainda em 2021, Fátima fez outros pedidos para a direção, na tentativa de desenhar com calma a sua saída. Ela conversou com a emissora e pediu para não comandar mais a cobertura do Carnaval. O argumento era o mesmo: ter mais tempo livre, e o pedido foi aceito.
Fátima Bernardes assumiu o The Voice Brasil já sabendo que não ficaria muito tempo por lá. No entanto, era uma forma de permanecer na emissora e ir desenhando, com calma, algum projeto especial ou o fim de seu contrato.
Assim como a Gente, programa que Fátima estreou em outubro no GNT, foi uma tentativa da Globo de ter mais um pouco da apresentadora tão aclamada em seu casting. Mas a atração não emplacou e corre até risco de não ter nova temporada. Não fazia mais sentido seguir com o contrato.
Não é aposentadoria
Nos corredores da Globo, desde o início de 2022, já era comentado que a apresentadora ensaiava sua despedida. Mas não de uma forma triste, ou definitiva. Era apenas uma redução da carga de trabalho, mantendo aberta a possibilidade de projetos especiais.
Fátima nunca quis chamar a redução de carga horária na Globo de um ensaio para a aposentadoria. Ela nem gosta desse nome. Segundo pessoas próximas, ela também não descarta fazer novos projetos na emissora, e não pretende parar de trabalhar.
Em entrevista à coluna, em novembro de 2022, Fátima falou do desejo de seguir trabalhando: "Tem muita coisa para ser explorada. Por mais que eu canse de determinadas coisas, formatos, tem muitas outras para criar."
Agora, sem a Globo, Fátima mergulha em um mundo novo. /Ela já foi anunciada pela Play9 como o grande nome da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Lá, a apresentadora produzirá conteúdos para o Youtube e redes sociais.
A coluna procurou Fátima Bernardes para ouvi-la sobre o fim do contrato e os novos passos, mas ela ainda não retornou o contato. O espaço segue aberto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.