Daniel Ortiz quis desistir de 'Família é Tudo', e avisa: 'Não leio crítica'
Daniel Ortiz é o autor da próxima novela das sete, "Família é Tudo", que estreia nesta segunda na Globo.
Em conversa exclusiva com a coluna, o autor conta que a trama surgiu de um sonho e relembra quando desistiu da história, voltando a ela apenas um tempo depois e com algumas mudanças.
Sonhei com a história e com o nome 'A Vovó Sumiu' [nome inicialmente dado para a novela]. Tentei escrever durante um mês e parei, desisti, e fui para outra história. Aí voltei nessa já mudando algumas coisas. O nome mudou, porque li algumas notas que me fizeram pensar que estava passando a mensagem errada. É uma novela sobre família, e não sobre o sumiço da vovó, Daniel Ortiz
Ainda na entrevista, o autor, que escreve em um coworking e trabalha de 9 a 14 horas por dia, diz se fechar completamente de críticas e afirma bloquear páginas que o façam perder tempo e "se contaminar".
Daniel fala ainda sobre cobrança por audiência, faz muitos elogios para a estreante Rafa Kalimann - que será a vilã da novela - e cita atores que estão no "Ortizverso" e são seus preferidos.
Leia a entrevista completa:
'Novela das sete é complicado' - "A novela nesse horário precisa ser um pouco mais leve. Não pode ser carregada de tanto drama e tem que ter um pouco mais de comédia. É um horário mais complicado que a das seis e a das nove porque as pessoas estão chegando em casa, se arrumando para descansar, e fazendo o jantar. É um horário de passagem, em que o público está mais ouvindo do que assistindo. As pessoas não estão ali pregadas no sofá".
Preocupação e segredo para audiência - "Nunca tive problemas com a audiência, mas sempre gera uma ansiedade e só com o tempo vou relaxando mais. O primeiro mês é sempre o mais difícil, estão todos opinando. Sempre guardo uma carta na manga para o segundo mês, que é quando, se a novela não estiver pegando muito, você consegue criar uma reviravolta que ajuda a levantar. E conto também com as viradas naturais das histórias".
O teste da vilã de Rafa Kalimann - "Ela está ótima na novela! Fizemos teste com 12 ou 14 meninas, e ela teve o melhor desempenho. E está estudando, é dedicada. Está de parabéns mesmo. Eu a conheci no BBB, naquela edição histórica, né? Nunca tive medo de ter uma ex-BBB no meu elenco. Ela está bem preparada, e terá um personagem que vai aparecendo aos poucos. Isso é ótimo para que ela adquira o ritmo".
Quem são os atores do "Ortizverso"? - "São vários. Gosto muito do Gabriel Godoy. A Ana Carbatti é maravilhosa, e fez todas as minhas novelas. Ainda posso citar a Sabrina Petraglia, que deve entrar na metade da novela. A Mariana Ximenez não está nessa, mas é uma atriz que gosto muito. São atores que sei como vão atuar e me sinto seguro com eles. A Grace [Gianoukas], por exemplo. Ela não tem erro. Qualquer coisa que ela fizer será engraçado."
Lê as redes sociais durante a novela? "Já comecei a bloquear páginas. Bloqueio para não perder tempo. Não leio críticas, nada. Peço para meus amigos não mandarem nada também, seja bom ou ruim. Fujo dessas influências externas."
Por que fugir das redes? "Há coisas que são construtivas, mas outras são opiniões de cada um. Me fecho para não me contaminar. No Twitter, por exemplo, você vai ler de tudo e, se não estiver preparado, aquilo pode te acertar. Recomendo que atores filtrem também. Me resguardo para não me contaminar.
"Família é Tudo" estreia nesta segunda, substituindo "Fuzuê", e traz no elenco nomes como Arlete Salles, Nathalia Dill, Thiago Martins, Isacque Lopes, Juliana Paiva e Ramile, entre outros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.