Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Taís Araújo: 'Passo por assédio moral sempre, mesmo militando e atenta'

Taís Araújo, neste Dia Internacional da Mulher, comanda ao lado de Paolla Oliveira o programa "Falas Femininas", episódio "Louca", que será exibido na Globo.

A atriz, durante exibição do programa para jornalistas, se emocionou diversas vezes ao assistir histórias de mulheres que sofrem com abandono, exaustão, assédio e, ao protestarem, são chamadas de "loucas".

"Muitas coisas me tocaram [no Falas Femininas]. Não necessariamente situações que eu tenha vivido. Mas me toca muito ver uma senhora que até hoje procura o pai. Me toca a mãe que fica sozinha na velhice. São muitas histórias de mulheres. Histórias que são absurdas e se repetem", fala a atriz, que se emociona.

Taís desabafa:

Passei por muito assédio moral, gente, o tempo inteiro. E é uma cilada. Quando você vê, está enroscada, e aquilo é um assédio moral. 'E agora, o que eu faço?' Aí você já está se tremendo, chorando, e com ódio. Já 'velha', com tanto tempo de carreira, passo por isso o tempo inteiro. Mesmo atenta e militando, caio nessas ciladas.

'Sou viciada em estar exausta'

Paolla Oliveira e Tais Araújo durante lançamento do episódio Louca, do programa Falas Femininas
Paolla Oliveira e Tais Araújo durante lançamento do episódio Louca, do programa Falas Femininas Imagem: Webert Belicio/ Agnews

No "Falas Femininas", as apresentadoras mostram a rotina de muitas mulheres que se desdobram em diversas funções, seja no trabalho ou dentro de casa, e sofrem com a exaustão.

Taís conta que se "sentir exausta" faz parte muitas vezes de sua rotina, e diz ver isso como um problema ou vício.

Continua após a publicidade

"É um problema meu. Sou um pouco viciada em ficar exausta. Trabalho desde os 13 anos, invento coisas para fazer, e preciso aprender a descansar. Preciso não me sentir culpada em ficar deitada mesmo, tirar um tempo para relaxar sem fazer nada".

Criação dos filhos

Ainda no papo sobre os desafios de ser mulher e mãe, Taís conta um pouco sobre a criação dos filhos. Casada com Lázaro Ramos, a atriz é mãe de João Vicente, de 12 anos, e Maria Antônia, de 9.

"[Para educar eles] o que eu fico atenta é a mim, mais do que neles. Fico atenta em como eu passo as coisas para os meus filhos. Porque eu fui criada nessa sociedade machista, misógina, homofóbica e racista. Eu tenho que me limpar de tudo isso para poder criar pessoas respeitando o outro plenamente. A criança 'é um HD limpo', zerado. Nós temos que prestar atenção em como estamos criando", diz.

Falas Femininas - episódio "Louca"

A Globo exibe hoje, Dia Internacional da Mulher, o especial intitulado 'Louca', debatendo a exaustão feminina.

Continua após a publicidade

A exibição dá início ao Projeto Falas 2024, que, neste ano, ganhará também episódios sobre pessoas com deficiência.

Com apresentação de Taís Araújo e Paolla Oliveira, direção de Antonia Prado e autoria de Veronica Debom e Isabela Aquino, o episódio vai ao ar logo após o 'Big Brother Brasil'.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes