Como 'No Rancho Fundo' se livra de polêmica foto vazada antes da estreia
Com a exibição de seu primeiro capítulo hoje, na Globo, "No Rancho Fundo", antes mesmo da estreia, viveu uma polêmica nos bastidores.
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
Uma foto com parte do elenco caracterizada surgiu nas redes sociais, no início de março, e gerou críticas por conta da maquiagem e figurino. Entre as reações, a produção da novela foi acusada de mostrar o nordestino de forma "suja" e "laranja".
A Globo se manifestou na época dizendo que a imagem era um teste interno, e que a foto era fruto de um vazamento.
A coluna conversou com Mário Teixeira, autor da novela, e Allan Fiterman, diretor artístico, sobre a imagem, que passou a impressão para o público de ser uma foto "reprovada" de divulgação da novela.
O que o autor diz: "Esse julgamento foi precipitado. Foi feito por conta de um teste de paleta de uma imagem que servia de referências para outras coisas. Essas cores não foram aprovadas. É possível perceber isso logo nas chamadas da novela. As pessoas julgaram sem saber o que falavam de fato".
O que o diretor diz: "Tem muita gente que quer se aproveitar de momentos para ganhar 'likes'. Criaram uma polêmica que não existe. A foto que vazou era de um teste que eu estava fazendo para entender as cores de textura de figurino com o cenário, em tecidos. Nunca foi uma foto de divulgação. Tentaram julgar uma novela inteira por apenas uma imagem".
Allan Fiterman afirma ainda que, em todos seus trabalhos, realiza testes de cores antes do início das gravações, e pede:
Adoraria que a pessoa que vazou essa imagem fosse processada. Era uma informação interna. Se aproveitaram disso para criar uma polêmica.
'Ficamos bem chateados'
Além do autor e diretor, a coluna conversou com Túlio Starling, ator mineiro que faz o mocinho de "No Rancho Fundo", e com Natascha Falcão, intérprete do tema de abertura e que também vive uma cantora na novela das seis. Os dois lamentam a polêmica.
Nas redes sociais, foi apontado que a Globo estava querendo criar um estereótipo limitado de pessoas do Nordeste.
As questões [apontadas nas críticas] são legítimas porque o Nordeste é, de fato, uma região muito diversa, mas historicamente estigmatizada no nosso país. Mas acho ruim se precipitar, julgar uma imagem vazada e já começar a fazer críticas e apontamentos", diz Tulio, que completa: "Quando você critica uma obra sem ter visto, você não está considerando as escolhas artísticas, você está vendo por uma brecha e já está fazendo uma série de apontamentos.
Túlio Starling
Natascha Falcão afirma que o elenco não recebeu bem os apontamentos: "[Os comentários] chegaram e a gente ficou bem chateado, porque foi muito fora de contexto. Vazou uma foto de um teste de paleta, um momento específico, de um núcleo específico, num momento específico da novela. E concluíram que fosse a novela fosse toda sobre aquilo, mas a novela traz o contraste do rural com o urbano".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.