Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Exclusivo
Reportagem

Mário Teixeira: 'Globo queria Mar do Sertão 2, mas preferi fazer algo novo'

Mário Teixeira, autor de "No Rancho Fundo", novela que estreou nesta semana, parece ter encontrado uma "fórmula de sucesso" que agrada em cheio a Globo. Depois de escrever "Mar do Sertão" (2022) e bater excelentes números de audiência, a emissora queria mais dele, e a partir daí veio o desafio da nova novela das seis.

Em conversa exclusiva com a coluna, Mário confidencia que foi cogitado a criação de "Mar do Sertão 2", mas ele preferiu seguir um novo caminho aproveitando elementos da trama antiga. O pedido foi acatado pela Globo.

"A minha ideia sempre é dar uma virada, reiniciar de outra forma. Houve o desejo [de fazer a sequência], tanto meu quanto da Globo. Mas eu preferi fazer essa nova trama e tive todo o apoio da emissora", conta.

Mário não abandonou totalmente os personagens da novela de 2022, e resgatou nove deles, como a malvada Deodora, papel de Debora Bloch.

Eles voltaram com um tom diferente, mas é algo que a própria vida traz para cada um. No caso da Deodora, ela causou a morte do próprio filho, cumpriu pena por isso e tentou matar uma pessoa. Ela não pode voltar igual. Em 'No Rancho Fundo', Deodora surge mais atormentada e mais difícil. Seguimos com as mesmas características dos personagens, só que agora ainda mais intensas.

Em um leve spoiler, Mário deixa as portas abertas para que outros personagens de "Mar do Sertão" façam também uma visitinha em "No Rancho Fundo":

Nem só os que voltam de forma fixa podem aparecer na trama. Existiam personagens muito queridos. Serão muito bem-vindos e podem fazer uma passagem novamente.

Larissa Bocchino atua ao lado de Andrea Beltrão e Alexandre Nero em 'No Rancho Fundo'
Larissa Bocchino atua ao lado de Andrea Beltrão e Alexandre Nero em 'No Rancho Fundo' Imagem: Globo (via Instagram @labocchino)

Queridinho da Globo?

Apontado como um dos autores "queridinhos da Globo" por parecer ter encontrado a fórmula de sucesso para o horário das seis, Mário fala qual é seu segredo:

Continua após a publicidade

Quem me dera! Se eu tivesse encontrado a fórmula, estaria rico. O sucesso é sempre a consequência de um trabalho muito árduo, e algo que cala fundo no interior das pessoas. O segredo está em fazer com que as pessoas se identifiquem, e elas encontram isso quando falamos da alma brasileira. Falo de emoção e do Brasil.

'Não existe carta na manga para a audiência'

O autor da novela das seis, diferentemente de outros novelistas, não acredita em "cartas na manga" para possíveis problemas de audiência durante a trama. Ele também não se guia pelo que falam nas redes sociais.

"Sou pago para dar audiência, e espero que o público se encante. Mas não escrevo pensando nisso. Escrevo pensando em emocionar primeiro a mim, e depois as pessoas que estão ao meu redor. Não guardo nenhuma carta, e duvido da existência dela. Acredito que uma novela conte a sua história por si só", ressalta.

Mário continua: "Tenho um Instagram, feito pela minha filha, e quase não uso. Leio críticas porque gosto de ler, mas o que eu gosto mesmo é do boca a boca, de ouvir o público. Em 'Mar do Sertão', por exemplo, chegou uma hora que eu não conseguia mais ir à padaria. O meu porteiro me parava para falar da novela e não deixava".

Resposta da audiência. A primeira semana de 'No Rancho Fundo' já agradou o público. O capítulo de estreia, na última segunda, alcançou 22 pontos de audiência, um aumento de 5% em relação à novela anterior ("Elas por Elas"). A trama de Mário Teixeira, dirigida por Allan Fiterman, superou também a participação de oito novelas anteriores. Em SP, marcou 20 pontos de audiência e 35% de participação. No Rio de Janeiro, foram 24 pontos de audiência e 43% de participação.

Continua após a publicidade
Equipe e elenco de 'No Rancho Fundo' no evento de lançamento
Equipe e elenco de 'No Rancho Fundo' no evento de lançamento Imagem: Globo/ Beatriz Damy

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes