Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que Globo dispensou ex-BBBs do contrato exclusivo de publicidade

Desde a última segunda-feira (20), 14 ex-participantes do BBB 24 estão livres para fecharem suas parcerias e publicidades e não são mais exclusivos da Globo. A emissora antecipou em dois meses o fim da parceria comercial com esses ex-BBBs após muitos deles reclamarem da dificuldade em conseguir ganhar dinheiro após o programa.

Giovanna Lima, Lucas, Luigi, Nizam, Pizane, Marcus, Leidy, Maycon, Thalyta, Raquele, Juninho, Michel, Lucas Buda e Deniziane foram liberados da cláusula comercial com a emissora. Eles seguem, no entanto, com um contrato artístico com a Globo e devem, até o dia 30 de julho, pedir permissão para participarem de novos programas, como outros realities, por exemplo.

A informação foi antecipada pelo programa A Tarde é Sua, da RedeTV!, e confirmada por esta coluna de Splash.

Segundo fontes desta coluna, a decisão da Globo em adiantar o fim do contrato comercial não foi motivada pelas reclamações de ex-BBBs, mas sim pela falta de demanda e interesse da agência de influenciadores da emissora em ter um trabalho mais longo com os ex-participantes. Os cachês oferecidos pelas poucas marcas interessadas eram considerados baixos, e pela demanda não valia financeiramente para a emissora seguir com talentos exclusivos.

Não é a primeira vez que a agência de influenciadores da Globo antecipa o fim de contratos de exclusividade. Eles analisam o interesse do mercado e da emissora em prolongar contrato com os talentos.

Ainda de acordo com fontes, a Globo tem o interesse em investir em alguns nomes do BBB 24. São eles: Alane Dias, Beatriz Reis, Fernanda Bande e Giovanna Pitel. Estes ex-BBBs já ganharam ou devem ganhar um novo contrato, já prevendo o futuro deles na emissora, e, por isso, seguem parte do casting da agência de influenciadores.

Já os finalistas, Davi Brito, Isabelle Nogueira e Matteus Amaral, ainda estão sendo analisados pela Globo para possíveis oportunidades comerciais e dentro da emissora. No entanto, por serem finalistas, ganham mais tempo de contrato do que os outros ex-BBBs. Fontes contam que, até o momento, também não há interesse na emissora em seguir trabalhando com os finalistas após o fim do contrato.

E os camarotes?

BBB 24: Wanessa Camargo e Yasmin Brunet lembram amizade no reality
BBB 24: Wanessa Camargo e Yasmin Brunet lembram amizade no reality Imagem: Reprodução/Globoplay
Continua após a publicidade

Yasmin Brunet, MC Binn, Wanessa Camargo, Rodriguinho, Vanessa Lopes e Vinícius Rodrigues possuem um contrato diferente com a Globo e nunca foram exclusivos comercialmente da emissora.

Os "camarotes" do BBB 24 já possuíam contratos com outras marcas antes do início do reality, e puderam seguir as parcerias. A única exigência para eles foi evitar conflitos de divulgações de marcas durante o período de visibilidade deles com o programa. Ou seja, evitar divulgar marcas concorrentes às que patrocinam o reality show.

'Efeito Juliette'

Conforme antecipado com exclusividade pela coluna, o BBB 24 viveu o que era chamado nos bastidores de 'Efeito Juliette'. A campeã do BBB 21 fez com que a Globo mudasse o modelo de contrato dos participantes do reality show e de outros talentos da emissora. Isso porque a ex-BBB saiu do programa, de acordo com fontes, com pelo menos 15 contratos publicitários milionários, e nenhum deles previa qualquer participação para o canal.

A partir deste episódio, a Globo reforçou a VIU Hub, "a casa dos influenciadores", uma agência que cuida dos contratos publicitários de diversos talentos da emissora, entre eles, todos os ex-participantes pipocas do BBB 24. Ao assinar para participar do reality, eles também assinaram exclusividade com a agência até julho deste ano, podendo estender em alguns casos.

Os ex-BBBs teriam odiado o trabalho feito pela agência e o assunto virou pauta nos bastidores e grupinhos de WhatsApp. Com milhões de seguidores nas redes, os "novos famosos" não poderiam fechar trabalhos por conta própria e não recebiam trabalhos da agência.

Continua após a publicidade

O mesmo drama vivido por ex-BBBs agora também já foi enfrentado por apresentadores da Globo. Segundo fontes, a emissora testou a agência de publicidade com alguns nomes que comandam o Entretenimento, mas a falta de possibilidades gerou uma grande reclamação interna. Apresentadores que inicialmente fecharam com a VIU já saíram e foram para outras agências.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.