Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Carmo Dalla Vecchia tem vitória na Justiça após vídeo polêmico em aeroporto

Carmo Dalla Vecchia saiu vitorioso na Justiça após enfrentar uma ação de indenização por danos morais por uso indevido de imagem.

Um agente de proteção da aviação processou o ator, em 2023, por um vídeo publicado em suas redes sociais. Ele teria filmado o raio X do aeroporto por dentro, e isso é proibido pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. O profissional alegou ainda que havia sido exposto pelo ator, e que ele teria lucrado com isso, já que pode monetizar no Instagram. O pedido de indenização era de R$ 15 mil.

A ação correu na Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, Foro Regional Itaquera, e foi julgada improcedente.

Na decisão — antecipada pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles — à qual esta coluna de Splash também teve acesso, a juíza responsável afirma que "não há provas nos autos acerca do efetivo proveito econômico relacionado à mídia em questão".

O documento ainda diz que "o vídeo gravado pelo réu não ofendeu a honra ou a imagem do demandante. Aliás, o foco do vídeo não é o autor, o qual apareceu rapidamente."

A decisão na Justiça cabe recurso.

Procurados pela coluna, os advogados de Carmo Dalla Vecchia, Dr. Samer Agi e Dr Edemm Shalon, que já haviam pedido a improcedência da ação, comemoraram a decisão.

"Recebemos com absoluta tranquilidade e sentimento de renovada confiança na justiça a sentença que julgou improcedente o pedido de indenização por danos morais. Não houve exploração comercial da imagem de quem quer que seja, não houve ganho financeiro pelo vídeo produzido e não houve exposição digna de nota de qualquer pessoa. Seguimos entusiastas da liberdade artística, da liberdade de expressão e da liberdade como um todo. A decisão cumpre a Constituição. Isso nos conforta".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.