Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Várias denúncias': sindicato move ação contra Netflix por 'Pedaço de Mim'

No dia em que a Netflix divulgou que "Pedaço de Mim" lidera o ranking mundial de séries de língua não inglesa, a plataforma de streaming foi denunciada por possíveis irregularidades na produção.

A denúncia no Ministério Público partiu do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), e foi divulgada nas redes sociais da organização.

Em conversa exclusiva com a coluna, Hugo Gross, presidente do sindicato, afirma:

Recebemos várias denúncias anônimas informando que diversos atores participaram desta produção sem o registro profissional. Fora isso, também recebemos denúncias de que a produtora estava extrapolando a hora limite de trabalho.

Hugo Gross afirma que tem combatido irregularidades contra atores, e que pediu para visar o contrato de atores de "Pedaço de Mim".

"Já pedimos, via judicial, os contratos para serem visados. Eles ainda não nos mandaram e é uma obrigatoriedade da lei. Entramos com uma ação judicial para ver o que está dentro da legalidade ou não", informa o presidente do Sated-RJ.

"Temos entendimento que a célula mais importante é o ator, o artista, e eles estão sendo desrespeitados. Só queremos que cumpram a lei", diz ainda Hugo Gross.

Na postagem feita nas redes sociais, o sindicato afirma: "Que Feio! 'Pedaço de Mim' da Netflix Não Cumpre Legislação Trabalhista. O SATED-RJ denuncia a novela 'Pedaço de Mim', da produtora A Fábrica e disponível na Netflix, por não cumprir a legislação trabalhista. A produção inclui atores sem registro profissional e contratos não visados, em desacordo com a Lei 6533/78."

A publicação ainda diz: "O SATED-RJ repudia a produtora A Fábrica e a Netflix que prioriza o lucro a todo preço em detrimento do respeito ao trabalhador da arte e reafirma seu compromisso em defender os direitos dos artistas."

Continua após a publicidade

Procuradas pela coluna, Netflix e A Fábrica não se pronunciaram sobre o assunto até a publicação desta reportagem. O espaço segue em aberto.

Ator questiona sindicato

Na postagem sobre "Pedaço de Mim", feita pelo sindicato, o ator Nando Cunha, que faz parte do elenco da série da Netflix, questionou: "Belo e Ludmila já atuaram e o sindicato não se manifestou".

Outros nomes que participaram de produções no audiovisual recentemente foram questionados nos comentários sobre terem ou não o registro da profissão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes