Fernando Meirelles elogia João Guilherme e quer projeto especial com Isis
Numa tarde ensolarada, no alto de um prédio vazio no Centro do Rio, Fernando Meirelles, concentrado, encara mais uma diária de gravação de "Corrida dos Bichos", novo filme de ação do Prime Video que conta com sua direção em parceria com Ernesto Solis e Rodrigo Pasavento. A coluna acompanhou os bastidores e conversou com o diretor.
"Corrida dos Bichos", que tem no elenco nomes como Isis Valverde, Grazi Massafera, Rodrigo Santoro, Bruno Gagliasso, João Guilherme e a mais recente anunciada, Anitta, ainda não tem data de estreia, mas já ganhou os holofotes com manchetes de "o filme mais caro da história do cinema nacional".
Meirelles, logo de cara, nega a informação:
Orçamento não é comigo, mas certamente não é o mais caro do cinema brasileiro. Mas é caro comparado com o padrão. Tem muito efeito visual. Além disso, é um filme de ação, né? Isso nos pede mais tempo e mais câmeras. Exige preparação e dublê, entre outras coisas.
A narrativa do longa é ambientada em um Rio de Janeiro do futuro, distópico, onde o mar secou e a paisagem da cidade ganhou outra configuração. Dentro da nova realidade, um dos maiores entretenimentos é a Corrida dos Bichos, em que apostadores milionários controlam pessoas de classes baixas, os bichos, durante uma corrida em busca de dinheiro e liberdade.
"Esse projeto surgiu lá em 2008, pelas mãos do Ernesto [Solis]. Ele tentou vender esse filme e desistiram. Dizem que parece com aquele 'The Hunger Games' ['Jogos Vorazes'] ou 'Squid Game' ['Round 6'], mas esses projetos são recentes, o Ernesto já havia pensado nesse gênero bem antes. Uma pena que não pudemos fazer antes dos caras. Pelo visto agora perceberam que o 'troço' funciona e resolveram apostar", desabafa o diretor.
Apesar de ser um filme de ação, Meirelles antecipa uma curiosidade: "Não tem nenhum revólver ou tiro no filme todo. A ação se dá por conta da corrida, que é violenta, e vale de tudo. Os caras pulam muro, um agride o outro. A pegada é essa".
Outro fator que encarece especificamente "Corrida dos Bichos" é justamente o elenco. Mas isso foi, segundo o diretor, um pedido especial da própria plataforma de streaming.
"Esse elenco, olha, realmente, nem a gente da direção esperava. Mas a Amazon foi meio que bancando e nos pedindo para pensar alto. O que é ótimo, né?", afirma.
Aproveitando a empolgação de Meirelles, questiono: e o que falta para termos mais filmes bons de ação no Brasil, ou com o tal "padrão americano"?
É aí que o diretor volta novamente ao orçamento:
Falta dinheiro para termos bons filmes de ação no Brasil. A diferença deste ['Corrida dos Bichos'] e um filme similar americano, é de R$ 150 milhões em investimento. Teriam mais efeitos e modificações. Nós sabemos fazer isso por aqui, temos imaginação, mas o nosso limite é o dinheiro. Fazemos o máximo com a verba que temos.
João Guilherme ganha elogios
Alguns talentos de "Corrida dos Bichos" ganham elogios de Fernando Meirelles. Entre eles, João Guilherme, que até então nunca tinha chamado a atenção do famoso diretor de cinema:
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberMe surpreendeu. Não conhecia o trabalho. De repente, ele fez uma sequência que não acreditei. Fez uma luta sem dublê, outra luta depois, saiu do ringue, do chão, cansado, depois de três minutos de luta coreografada, e 'deu a cena' num texto só. Um ator totalmente dentro do personagem. Focado!.
Isis Valverde e Matheus Abreu também mereceram as considerações do diretor:
Isis é espetacular. Fica completamente imersa na personagem. Espero fazer outro projeto com ela, um filme ainda mais focado nela.
Meirelles continua: "O Matheus também é um cara que vai acontecer. Vestiu o personagem. Também não o conhecia e tenho certeza que depois desse filme, ele vai avançar muitas casinhas em popularidade e qualidade".
"Corrida dos Bichos", produzido pela O2 Filmes traz ainda Seu Jorge, Thainá Duarte, Silvero Pereira, Leandro Firmino, Jade Sassará , Azzy e Jéssica Córes. As gravações, conforme divulgado pela Amazon, ainda ocorrem até o mês de setembro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.