Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Participantes, novo BBB e Ana Clara: os erros e acertos do Estrela da Casa

Após 50 dias, chega ao fim nesta terça-feira (1º) a primeira temporada do Estrela da Casa, com Lucca, Unna X, Leidy Murilho e Matheus Torres competindo pelo prêmio de R$ 500 mil, além de um contrato com a gravadora Universal Music, gerenciamento da carreira, lançamento de um álbum completo e turnê pelo Brasil.

Inicialmente rotulado como "um novo BBB" ou "BBB musical", o programa enfrentou dificuldades para cair no gosto do público, teve problemas com audiência —e com o horário—, mas chega ao fim com um bom saldo na publicidade, direção do reality satisfeita e com a segunda temporada confirmada.

Esta coluna listou 3 erros e acertos da primeira temporada do Estrela da Casa.

Os acertos:

1) Ana Clara

Sem dúvida alguma, Ana Clara mostrou estar preparada para grandes desafios. No comando do programa, passou com maestria, leveza, dona do entretenimento, pouquíssimos erros e uma desenvoltura digna de veterana. Foi o maior acerto do Estrela da Casa.

Ao falar da apresentação, vale destacar também que Ceci Ribeiro e Silvero Pereira foram acertos na cobertura dos bastidores e Bate-Papo Estrela da Casa. Dominaram!

2) Workshops e Jam Session

O pay-per-view do Estrela da Casa valeu a pena por conta dos workshops e jam sessions desta temporada. Com destaque para a verdadeira aula dada por Belo em sua passagem pelo programa e para o momento pra lá de fofo protagonizado por Taís Araújo e Lázaro Ramos em um dos workshops. Os fãs do reality mereciam ter esses conteúdos na íntegra para assistir no Globoplay.

Continua após a publicidade

3) Katy Perry

A visita de Katy Perry ao Estrela da Casa foi um dos momentos altos do programa. Inesperada e curiosa, a passagem da cantora pela casa viralizou e conseguiu ser assunto até mesmo entre quem não assistia ao reality. A cantora protagonizou cenas divertidas e dividiu sua intimidade com os participantes, que certamente não esquecerão jamais.

Katy Perry no Estrela da Casa
Katy Perry no Estrela da Casa Imagem: Reprodução/Globoplay

Os erros:

1) Regras e nomes difíceis

Dono do Palco? Estrela da semana? Hitmaker? Batalha? Duelo? Festival? Muitos nomes difíceis causaram dúvidas sobre as dinâmicas do Estrela da Casa. Um reality novo com todos esses nomes deixou o público confuso logo de cara, e com pouca paciência de dar uma chance para entender o programa. Era melhor ter feito algo mais simples, com menos nomes e identificação imediata.

Continua após a publicidade

Vale destacar neste ponto também alguns erros técnicos (com vazamentos de som, por exemplo) que prejudicaram as dinâmicas do programa, especialmente o Festival.

2) Provas estilo BBB

Ter sido chamado de "um novo BBB" ou "BBB musical" certamente prejudicou o Estrela da Casa. Aliás, tudo no reality que lembrava o Big Brother Brasil não deu muito certo. As provas são um grande exemplo disso.

O público não gostou de ver os cantores em dinâmicas de sorte e agilidade. Era melhor que tudo fosse resolvido na música ou na convivência. As provas foram chatas, repetitivas e geraram pouco engajamento.

Novo BBB? BBB musical? Nunca mais.

3) Horário sofrível

Continua após a publicidade

Pode não ter sido culpa exatamente da direção do programa, mas o Estrela da Casa sofreu com os horários na grade da Globo. O pior dia era a quarta-feira, quando o programa era exibido bem tarde, após o futebol. Aliás, o futebol atrapalhou bastante os horários do programa também em outros dias. Falta de sorte ou de planejamento?

E o elenco?

Participantes do Estrela da Casa fazem workshop com Lexa, Vitor Kley e Lauana Prado
Participantes do Estrela da Casa fazem workshop com Lexa, Vitor Kley e Lauana Prado Imagem: Reprodução/Globoplay

A seleção do elenco do Estrela da Casa teve pontos positivos e negativos. Os participantes eram bons em gerar assunto, movimentaram torcidas e tinham camadas que alimentam um reality show.

No entanto, com tantas dinâmicas e provas, a convivência entre eles foi deixada de lado na edição do programa. Para exibir tantas provas e workshops, a edição não deu tanta atenção para situações importantes da convivência.

Matheus Torres, que não foi um participante tão fácil de conviver, acabou beneficiado por isso. O público ficou com a imagem de "romântico" do rapaz, lá atrás, quando ele dedicou uma música para Unna X, e não viu tanto o lado negativo do participante.

Continua após a publicidade

Faltou explorar um pouco mais das relações entre os participantes. Do meio para o fim, a edição se dedicou um pouco mais a isso.

Matheus Torres reclama de barulho para Lucca
Matheus Torres reclama de barulho para Lucca Imagem: Reprodução/Globoplay

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes