Ana Paula Minerato quebra silêncio após suposto áudio vazado: 'Péssima'
Ana Paula Minerato passou toda a segunda-feira (25) sem se pronunciar sobre um áudio vazado, e atribuído a ela, com falas e ofensas racistas. O ocorrido fez com que ela fosse desligada da Gaviões da Fiel, e também da Band.
No entanto, Minerato, mostrando que está de olho nas mensagens que chegam em suas redes, falou sua primeira palavra após o ocorrido em conversa com esta coluna.
Questionada sobre como estava se sentindo com tudo, ela se limitou a responder: "Péssima".
A coluna perguntou se Ana Paula gostaria de comentar os áudios vazados e se teria algo a explicar sobre o assunto, mas, até o momento, ela apenas visualizou e não respondeu mais as mensagens.
Na tarde desta segunda-feira, Regina Minerato, mãe de Ana Paula, publicou uma foto da filha em um hospital.
"Sei que todos estão aguardando um pronunciamento, mas minha filha está sem condições de falar qualquer coisa nesse momento. Amanhã ela vai se pronunciar e esclarecer tudo. A verdade vai aparecer e faremos justiça. Internet não é terra sem lei", escreveu Regina.
Ligou para a ex-sogra
A coluna também procurou o rapper KT Gomez, ex de Ana Paula, com quem ela teria trocado os áudios com falas racistas, e ele disse que descobriu o que Minerato fez após perceber a repercussão da notícia.
"Ela ligou para minha mãe pela manhã. Não sei o que elas conversaram, mas minha mãe me disse que ela tinha ligado. Eu e a Ana Paula já não nos falamos mais", falou KT.
O rapper também foi questionado sobre como era a relação entre eles, e em qual momento Ana Paula teria mandado os supostos áudios, mas não retornou as mensagens.
Nas redes sociais, ele afirmou que publicará uma nota escrita por seus advogados, e que os áudios vazados foram gravados em setembro.
O que dizem os especialistas
Falas racistas de Minerato se enquadram como injúria racial, não como racismo, segundo advogados ouvidos pelo UOL. O advogado criminalista Willey Fontenelle Marinato destacou que, embora os dois casos sejam frequentemente confundidos, há "distinções importantes no âmbito jurídico".
Racismo é um crime coletivo, que atinge grupos inteiros ao restringir direitos ou oportunidades com base em raça, ou etnia. Já a injúria racial é um crime contra a honra individual, caracterizado por ofensas direcionadas a alguém específico com base em elementos como cor ou etnia. Willey Fontenelle Marinato.
O que aconteceu
Um áudio atribuído a Ana Paula Minerato foi divulgado em páginas de fofoca. "Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara", teria dito a agora ex-musa da Gaviões a um ex-namorado
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberA cantora Ananda do grupo Melanina Carioca, que teria sido alvo das ofensas, rebateu as falas nas redes sociais. "Agora tu vai ver o que tu arrumou. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, agora o buraco vai ser mais embaixo. Tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora eu tô sabendo, geral sabe também", disse, antes de compartilhar o áudio em questão.
A Gaviões da Fiel desligou Ana Paula Minerato do posto de musa. A escola reforça que "o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória".
A Band FM também decidiu demitir Ana Paula. Ela apresentava um programa diário, o Estação Band FM. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.", diz nota enviada a Splash.
O UOL tenta contato com Ana Paula e Ananda, caso desejem se manifestar sobre o caso. Assim que houver retorno, a nota será atualizada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.