Ausência e reclamações: bastidores da saída de Rafa Kalimann da Imperatriz
Rafa Kalimann foi dispensada do posto de musa da Imperatriz Leopoldinense, no Rio de Janeiro, a menos de um mês dos desfiles na Sapucaí. A informação foi confirmada ontem pela escola de samba, e a coluna descobriu alguns bastidores.
Segundo fontes, Rafa Kalimann vinha desagradando, há meses, não só a presidente da escola, Cátia Drumond, mas também parte da comunidade, que reclamava da musa. Isso porque ela sempre tinha uma desculpa para não estar presente em eventos em que era convocada pela agremiação, incluindo a escolha do samba-enredo.
Além disso, ainda de acordo com a apuração, Rafa não se preocupava muito em dar satisfações sobre suas ausências. Teria faltado diálogo da atriz com a diretoria da agremiação.
"Rafa não é maior que a escola. Um componente que não se prepara faz a escola perder pontos e o Carnaval", disse uma fonte.
Pessoas ouvidas pela coluna afirmam que "a Rafa Kalimman do Carnaval do ano passado não era a mesma deste ano".
Ela teria mudado totalmente seu comportamento e perdido, até mesmo, a chance de virar rainha de bateria. A escola havia cogitado a atriz para o posto.
Segundo fontes, antes de deixar o cargo de musa, Rafa chegou a levar um ultimato. Em uma última conversa, a atriz teria apontado motivos pessoais que a impedia de assumir todos os compromissos. A conversa não terminou bem.
Pessoas próximas de Rafa Kalimann contaram para a coluna que a atriz acredita ter sido injustiçada, e carrega mágoa sobre o assunto.
Antes de sair da Imperatriz, Rafa foi vista em ensaios da escola nas últimas semanas. Ela esteve com a agremiação no ensaio de rua do dia 12 de janeiro.
No entanto, segundo fontes, ela só esteve presente em dois ensaios na quadra e um ensaio de rua.
Em dezembro, após um evento na Cidade do Samba, Rafa viralizou nas redes e foi criticada por supostamente não cantar uma parte do samba-enredo que citava Exu. Na época, ela negou que não tenha cantado e disse que o vídeo que viralizou fazia parte de um recorte que não mostrava quem ela realmente era. Na ocasião, a atriz também destacou que se sentia honrada em fazer parte da Imperatriz Leopoldinense.
Procurada pela coluna para comentar os bastidores aqui expostos, a Imperatriz Leopoldinense, por meio de sua assessoria, informou que prefere não se posicionar sobre.
Em nota, ontem, a escola de samba anunciou:
"O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense informa que a atriz e influenciadora Rafa Kalimann não permanecerá no posto de musa para o Carnaval 2025. A Rainha de Ramos agradece a participação da artista no último Carnaval da escola (2024) e deseja boa sorte e sucesso em seus projetos futuros".
Ausência em ensaios
Rafa Kalimann também foi procurada para comentar o assunto e, após a publicação desta reportagem, enviou um comunicado.
"Rafa Kalimann tem enorme carinho e respeito pela Imperatriz Leopoldinense e pela comunidade da escola, que sempre a acolheu com tanto afeto. Em relação à sua ausência em alguns dos ensaios, esclarecemos que, devido a compromissos previamente assumidos antes da oficialização como musa, não foi possível estar presente em todas as ocasiões como esperado. Ainda assim, Rafa participou sempre que sua agenda permitiu, com dedicação e respeito à escola. Rafa agradece imensamente pela parceria e deseja à Imperatriz todo o sucesso em sua trajetória brilhante."
Nas redes sociais, ela escreveu: "Quero agradecer imensamente à Imperatriz Leopoldinense por todos os momentos especiais que vivi ao lado da escola. Foi uma honra fazer parte dessa história tão rica e emocionante, aprendendo e compartilhando tanto com a comunidade. Levo comigo memórias incríveis e um carinho enorme pela Imperatriz e por tudo o que ela representa no Carnaval. Desejo todo o sucesso do mundo à escola e que ela continue brilhando e encantando a todos com sua força e tradição. Com muita gratidão e amor, Rafa".
11 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Flavio da Costa Westermann
É isso que dá !!! Preferem dar o posto de rainha para pessoas que se "acham" famosas e que não possuem nenhum vínculo com a agremiação e com a comunidade. Na verdade essas pessoas querem palanque para aparecerem na mídia. Já passou da hora de darem preferência àqueles ou àquelas que honram o posto que ocupam com dedicação e afinco. Pessoas da comunidade, de berço. Existem mulheres lindíssimas nas comunidades e com samba no pé. Samba raiz que não se aprende em academia chic de dança.
Luiz Carlos de Moraes Hecker
Antes as mulheres eram, médicas, balconistas, advogadas, professoras, faxineiras, hj são bbb!!!
Natalia Alves Brito Guberev
Fraquíssima!!! Vai tarde!