Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Boca Rosa faz roteiro para story e surpreende público: não era espontâneo?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Bianca Andrade mostrou em seu Instagram que faz roteiro para as postagens de sua rede social. A repetição aqui é um jeito meio "Inception" (o filme, com Leonardo di Caprio, sabe?) de explicar uma indignação coletiva que não tem nem pé nem cabeça. Afinal, no próprio Instagram, o público ficou indignado que ela tenha mostrado em seu Instagram como planeja as postagens para seu Instagram. Juro que é esse tipo de coisa que acontece na internet.
No planejamento de stories, numa lousinha organizada, estava o polêmico: "postar algo fofo do bebê". Meu Deus, diziam os inocentes seguidores, ela usa o próprio filho como isca para audiência? Que atire o primeiro coraçãozinho quem nunca meteu uma foto de um bebê desdentado no feed e ficou ali esperando likes. É um sucesso.
Bianca, conhecida na internet como Boca Rosa, ex-musa de reality show, ex-mulher do influencer Fred, sabe bem como fazer dinheiro desse negócio de rede social. Para isso, é importante sambar miudinho conforme pede o algoritmo. Enquanto o público comum acha que fazer stories é diversão, autoexaltação e ego trip, tem gente ali planejando através de números o que esse mesmo público vai ou não ver. Agradar a audiência é a profissão de quem é influencer. Segurar o ser humano do começo ao fim de cada um dos risquinhos do story é um objetivo pensado e estudado. Tá pensando que é bagunça?
Tem planilha, tem excel, tem estratégia, tem estudo, tem lousinha, tem carga mental e tem uns três stories no máximo por dia de filho fofo, segundo Boca Rosa. Admiro o comedimento dela — eu se trabalhasse com isso postaria meu filho fofo o dia inteirinho. No fim de tudo isso tem, no caso dela, dólares. No meu, apenas exposição gratuita mesmo.
Para quem acha que acompanha a realidade do influencer dia após dia, um spoiler alarmante: nem reality show é exatamente como a gente vê na TV. Quem trabalha na área chama de "magia da edição". Ou seja: a gente só assiste o que querem que a gente veja. Você sabe como isso funciona. Ou já saiu por aí postando foto de micose por exemplo? Ah, mas unha feita pisando na areia da praia vai que é uma beleza, né?
Em vez de criticar quem usa a ferramenta do jeito que o algoritmo pede, você pode, bem... ler um livro? Lá as histórias são inventadas, mas não é segredo pra ninguém
Ou então discordar de mim no Instagram. Vai saber.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.