Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Anitta deixou de seguir o ex: rasgar fotos é fácil nas redes sociais

A cantora Anitta apagou as fotos do ex em seu Instagram e deixou de segui-lo - Reprodução/Instagram
A cantora Anitta apagou as fotos do ex em seu Instagram e deixou de segui-lo Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

08/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As cenas dos rompimentos em filmes têm uma característica em comum — há alguém cabisbaixo com uma caixinha cheia de coisas. Tanto nas demissões quanto nos términos de namoro, sempre chega a hora de levar seus pertences embora, rumo ao recomeço. Aí é limpar o mural de fotos fungando um pouco, dar um sumiço nos porta-retratos, fazer o que for possível para varrer a imagem do ex para baixo de um tapete onde não se olha com muita frequência.

Hoje, redes sociais são mais presente em nossas vidas do que as próprias relações pessoais e a parte de levar objetos embora pode ter ficado para trás. É provável que os casais tenham um par de chinelos e uma escova de dentes na casa um do outro, claro. Improvável, entretanto, que tenham impresso uma foto juntos para pregar com ímã na geladeira. É na vitrine do Instagram que os beijos apaixonados e caretas divertidas fazem morada. E varrer a internet para se livrar das imagens do ex pode ser mais definitivo que enfiar três ou quatro porta-retratos no fundo de um armário.

Anitta acaba de viver a situação: após terminar com Murda Beatz, ela deu unfollow no rapaz e apagou suas fotos com ele do Instagram. O produtor deixou de segui-la também, reciprocamente. Apagar as fotos é diferente de virar um porta-retrato para baixo no hack da TV.

Você tem a opção de arquivar as imagens — e não dá para saber se foi isso que a cantora fez — ou deletá-las definitivamente. Seria algo como pegar o porta-retrato, abrir a parte traseira, tirar a foto de dentro e picá-la em mil pedacinhos.

A decisão de apagar fotos do Instagram depende de como foi o término. Mágoas profundas implicam em um desejo de tirar a imagem da pessoa da vida. Mas mesmo nesses casos extremos, é difícil ter coragem de rasgar as fotos. Nas redes sociais, é mais fácil, basta um clique. E vem com uma vantagem para quem quer mostrar para todos que aquele amor passou — fica exposto publicamente que você deixou o passado para trás. Agora se o fim da relação foi de boa, não muito sentido em limpar parte da própria história; muito menos exigir que o par faça isso por ciúmes do ex, por exemplo.

Todo fim é triste e Anitta parece bem decepcionada com os motivos pelos quais esse namoro terminou. Mas poderosa como é, ela logo guarda as coisas da caixa e entende o fim como recomeço. Os porta-retratos ela já tirou de circulação para abrir espaço ao novo.

Você pode discordar de mim no Instagram.