Topo

Luciana Bugni

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Público gosta de quem paga conta e filme de Caio Castro é número 1 do país

Caio Castro e Thati Lopes em cena de "Esposa de Aluguel" - Divulgação
Caio Castro e Thati Lopes em cena de "Esposa de Aluguel" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

14/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Brasileiro tem fama de gostar de samba, caipirinha e feijoada, mas o que gostamos mesmo é de ficar em fila e fazer render polêmica na internet. Por isso, quando Caio Castro declarou que não se sentia na obrigação de pagar a conta se saísse com uma mulher, todo mundo caiu em cima. Em uma interpretação de texto meio equivocada (outra especialidade brasileira), logo foram dizendo que o ator se recusava a pagar a conta.

Não parecia ser isso. Ele disse inclusive que é o tipo de cara que finge ir no banheiro e paga a conta escondido, antes de o jantar acabar. Não tem nada mais chique que levantar, pegar o casaco e dizer "já está certo" enquanto a mulher faz aquela cara de "ué, não vamos rachar?". Aliás, era justamente sobre isso que Caio falava na entrevista que gerou polêmica. Pagar a conta não é de fato uma obrigação masculina. Presumir que qualquer pessoa deva passar o cartão é falta de educação. "Não é minha filha para eu ter que arcar com tudo", ele disse. Dependendo da idade, nem se for filha.

No filme "Esposa de Aluguel", entretanto, o personagem de Caio, Luiz, age exatamente ao contrário. Após contratar uma garota para fingir que é sua noiva e agradar a mãe que corre risco de morte, ele tem que bancá-la em absolutamente tudo. Casa, faxina do apartamento, cozinhar, pagar a conta do restaurante, pagar as compras do mercado...

O público adorou. O filme é o primeiro mais visto de país desde a estreia, na terça (11). Dá para entender, já que tem aquela fórmula sucesso de comédia romântica: o casal se odeia, ninguém se beija, os dois vivem brigando, ninguém se beija, os dois começam a perceber que um completa o outro, ninguém se beija, os dois fingem que não estão nem aí, ninguém se beija, um dos dois se decepciona, ninguém se beija, os dois percebem que se amavam e... não posso contar o final.

Se Luiz começa fazendo o papel de solteirão convicto que não ama ninguém (apesar de pegar as responsabilidades financeiras para si — com o dinheiro da mãe), dá para ver que ali dentro tem um coração, sim. E tem mais uma coisa que brasileiro gosta, que é a redenção do macho. Ser romântico não tem muito a ver com bancar o rolê, na verdade.

A namorada de Caio, Daiana de Paula, parece saber disso. Na semana em que os perfis de fofoca bombavam julgando o ator, ela postava uma ironia no Instagram: "Mil se meterão na sua vida, dez mil nas suas escolhas, mas só tu pagarás tuas contas". A legenda era "Só o humor salva". Aliás, passar o cartão ou não é nada perto de fazer o outro rir.

O brasileiro, no entanto, segue firme forte na polêmica de meses atrás. Em cena de Travessia, novela que estreou na segunda (10), a ex-namorada de Caio, Grazi Massafera aparece em uma cena com Rodrigo Lombardi. O personagem diz: "A conta chegou para nós dois, agora cada um que pague a sua" e pronto, a internet delirou que havia sido de propósito. Pode faltar gente para pagar a conta nesse país, mas não falta matéria-prima para meme.

Você pode discordar de mim no Instagram.