Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Confusão serviu para nos lembrar de que Jotinha também é filho de Leonardo

João Guilherme estreou como ator aos 7 anos e construiu carreira por si - Reprodução/Instagram
João Guilherme estreou como ator aos 7 anos e construiu carreira por si Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

19/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem mora no Brasil há alguns anos conhece o menino João Guilherme, o Jotinha, há pelo menos 10 deles. Quem se lembra dessa criança no Programa do Jô, aos 11 anos, contando que para chorar em cena se lembrava de um cachorro que foi obrigado a doar quando se mudou para São Paulo? Uma fofura.

João caiu no gosto dos brasileirinhos na adolescência e desde então seus fãs crescem com ele. Agora, aos 20 anos, todos podem se considerar adultos — embora nem sempre seja assim que pessoas de 20 anos agem em 2022.

Filho da ex-dançarina Naira Ávila e neto do triatleta Cesar Assolant, João também é sobrinho do músico Pe Lu (ex-Restart). Sua carreira começou no cinema e decolou a partir de 2015, quando ele tinha 13 anos, em novelinhas infantis do SBT. Emendou um namoro com a atriz Larissa Manoela, que já era sucesso, e ficaram juntos por um ano. Depois namorou a influenciadora Jade Picon. Gravou músicas. Lançou livros. Gravou série na Netflix. Fez tanta coisa para tão pouca idade que mal dá para lembrar que seu pai é o cantor sertanejo Leonardo.

Mas é.

Naira e Leonardo tiveram um relacionamento rápido em 2001, quando ele estava separado da atual mulher, Poliana. Logo, o cantor se reconciliou com a ex. A relação se pai e filho nunca foi muito presente. João já contou em entrevistas ter passado férias na fazenda, jogado bola e brincado com os irmãos. Parece falar de todos com muito carinho. Em uma entrevista para Fabio Porchat, ele e Zé Felipe brincam juntos e parecem conhecer bastante um do outro. Zé já apareceu no canal de Youtube de João cantando um cover de "Pense em Mim", sucesso do pai e do tio.

Pai de Instagram? Isso não

Jotinha já se justificou publicamente por não fazer postagens de Dia dos Pais para o cantor. Segundo ele, o pai nem olha o Instagram. Além disso, ele tem presenças paternas fortes em sua vida — o padrasto e o avô. Por isso, segundo o jovem, não faz sentido forçar a barra em uma homenagem de rede social se nem tem tantas fotos assim com o pai. "Ele só me deu uns quatro presentes de aniversário e eu tenho 20 anos", ele afirmou, dizendo que não liga para essas coisas, nem Leonardo.

A diferença entre pai e filho é visível no estilo. Nas redes sociais, costuma receber críticas dos fãs sertanejos por pintar as unhas ou se vestir de maneira que os conservadores não acham adequada.

Mas na segunda (17), resolveu manifestar a tristeza pela posição política do pai, após encontro dos cantores sertanejos com o presidente Bolsonaro. Poliana, a madrasta, rebateu pedindo respeito e dizendo que nunca faltou amor a ele na casa — e afirmou que eles sempre pagaram a pensão em dia (como se pagar pensão e amor estivessem ligados). João parece ter ficado chateado, disse que pensão é obrigação (de fato é) e quem o criou foi sua mãe.

Apesar de ser milionário e ter tido uma fama meteórica, João parece entender seu lugar de privilégios. Faz do jeito de se vestir uma bandeira contra preconceitos. Trata o irmão por parte de mãe, que tem 7 anos, de uma maneira muito fofa — incomum que jovens de 20 anos tenham essa paciência com crianças. Dá para dizer que, como a colega de elenco Maisa, representa a geração dos jovens sensatos. É de deixar qualquer pai ou mãe orgulhoso mesmo. Naira, inclusive, vive dizendo isso na internet.

Mas o que importa é o que a gente diz e faz offline, como o próprio João Guilherme já falou. A vida toda.

Você pode discordar de mim no Instagram.