Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como Luana Piovani, vamos normalizar a cara de tiazona?

Luana Piovani tem 46 anos e três filhos: ser chamada de tiazona não é ofensa - Reprodução/ Instagram @luapio
Luana Piovani tem 46 anos e três filhos: ser chamada de tiazona não é ofensa Imagem: Reprodução/ Instagram @luapio

Colunista do UOL

30/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se tem uma coisa que não tem muita cerimônia para ir embora é o colágeno. De repente, você olha no espelho e algo se perdeu: a juventude, o viço. Acontece com todo mundo, mas com quem tem família pra cuidar, viveu uma pandemia e trabalha muito pode acontecer com ainda mais rapidez. E rola com todas as pessoas, até com mulheres lindíssimas como Luana Piovani, que nem por isso deixam de ser bonitas.

Piovani está atuando em Portugal, onde mora com seus três filhos. Ela continua bela como quando ficou famosa, nos anos 90, mas agora tem quase 50 anos. Um seguidor parece que não entendeu muito bem o caminho do colágeno (embora isso nem se note na atriz, a olho nu), e a chamou de tiazona nas redes. Ela respondeu que não dava para ter cara de outra coisa em sua idade.

Tiazonas e tiazinhas

Lembrei de uma personagem icônica da atriz Suzana Alves, a Tiazinha. Ela interpretava uma depiladora de máscara, chicote e body rendado que aplicava cera quente nos rapazes e arrancava os pelos da canela deles, que gritavam. Tudo isso no programa H, na Band. O nome era intencionalmente depreciativo: quando Luciano Huck evocava "tiazinha!", esperava-se uma mulher madura, que depilava pessoas com um avental branco. O surgimento da jovem Suzana em trajes ultrassensuais era uma ironia. No fim, o personagem ficou tão forte que quem é da época, ao ouvir o diminutivo de tia, logo imagina a moça de cinta-liga.

Há inúmeros termos depreciativos com a palavra tia. "Ficar para tia" é usado para depreciar mulheres que não têm filhos — como se parir fizesse uma mulher completa e não parir fosse um defeito. Uma bobagem. Tiazona ou tiazinha usado para descrever quem pode até ter sido sensual no passado, mas agora não tem noção da idade. Hm, tem algo errado aí, já que Luana Piovani pode envelhecer mais 200 anos e continuará sendo uma mulher que causa suspiros de tão linda e sexy que é. O masculino também existe: o tio da Sukita é o velho babão que tenta dar em cima de novinhas — bem inadequado atualmente, aliás.

Luana retrucou ao fã que não poderia ter cara de outra coisa aos 46 anos. Não rebateu dizendo que queria ver ele chegar na idade dela tão bem, nem nada do gênero. Amadurecer é também aceitar que amadureceu.

Quando você é a Luana Piovani, deve ser mais fácil olhar para o espelho e notar com ternura a própria aparência, claro. Mas é algo que pessoas comuns como eu e você também deveríamos fazer com a cara que temos mesmo.

Dia desses, num churrasco, eu e uma amiga passamos um tempão conversando com uma molecada de 20 e poucos anos. Nossos amigos de mais de 40 riram de nós: "Coitados dos jovens ali tendo que aguentar as tiazonas". A gente nem ligou — é o que somos, oras. Mas vai ver era bem por isso que os universitários passaram tanto tempo batendo papo ali. As tiazonas têm menos colágeno do que gostariam, não dá para negar, mas conversam que é uma beleza e ainda sabem fazer uns bons drinques.

Você pode discordar de mim no Instagram.