Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Comédia romântica de Natal é único jeito de descansar cérebro; veja dicas

O diário de Noel: tem coisa melhor do que saber o que vai acontecer? - Divulgação
O diário de Noel: tem coisa melhor do que saber o que vai acontecer? Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

17/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Está difícil a correria de fim de ano, a tentativa de equilibrar cuidados com a casa, o trabalho, os happy hours e tudo mais o que aparecer pela frente?

O único jeito de relaxar e fugir no burnout nesse dezembro de 2022 é assistir a comédias românticas natalinas.

A fórmula é um descanso cerebral:

1. alguém viaja perto do Natal para uma cidade distante (geralmente porque algum parente morreu ou porque terminou o namoro ou porque perdeu o emprego).

2. No local, conhece alguém muito bonito (a). Mas há bastante hostilidade entre os dois.

3. Durante o filme a hostilidade vai desaparecendo e eles vão percebendo que são feitos um para o outro.

4. Na véspera de Natal, algo acontece que os separa (geralmente uma mentira do forasteiro (a), que era hostil no começo do filme).

5. A parte que ofendeu pede desculpas no dia de Natal e eles se beijam em cenário verde e vermelho.

Se na indústria cinematográfica comum o previsível é meio mal visto, nos filmes de Natal é naturalmente muito interessante que a gente comece o filme já sabendo exatamente tudo o que vai acontecer. O entretenimento é, justamente, dar descanso ao cognitivo e aceitar o que já se sabe: "Olha lá, que bobagem, eles vão se encontrar na neve apesar do ex dela ter tentado impedir esse romance", eu penso, sentindo um alívio profundo de saber alguma coisa nessa vida.

Vamos à lista:

12 presentes de Natal

Um tipo de Cauã Reymond que nunca tira a gravata, nem em casa, precisa de alguém que compre presentes pra família que ele nunca vê. A mulher contratada faz isso com maestria e une a família dele (o que ele não era capaz de fazer sozinho).

Quedinha de Natal

Todos os clichês de Paris Hilton em Lindsay Lohan. Herdeira de hotel com amnésia é resgatada de acidente de esqui por um dono de pousada a beira da falência. Tem viúvo, órfã, sogra perfeita e uma comunidade fofa e inverossímil. Ótimo.

Natal com você

Freddie Prince Jr está vivo e vive um tipo de Letra e Música natalino com aromas latinos. Tem viúvo e órfã também, um clássico.

Something at Tiffany's

O viúvo vai comprar um anel de noivado para a namorada, mas acaba trocando os pacotes (quem larga um pacote de Tiffany's?). Quem recebe o anel é uma mocinha que faz pães e aí tem confusão para trocar os pacotes e mais outras bagunças sentimentais que jamais aconteceriam na vida real.

O diário de Noel

Tem uma cena em que Justin Heartly (o Kevin de This is Us) sai de camiseta branca na neve e na chuva só para o tecido ficar transparente. Se não for o suficiente tem discussões boas sobre acumuladores, gravidez na adolescência, abandono paterno, adoção e, claro, paixões arrebatadoras natalinas. É bobo mas é bom.

Deixe a neve cair

Vários adolescentes vivem dramas pessoais antes de uma festa de Natal que acontece em uma lanchonete — ninguém tem Natal com a família, não? Um cantor pop muito famoso conhece uma menina comum no trem e salta do trem para conhecê-la melhor no meio da neve.

Muito perto para o Natal

Uma moça chata vai para a casa da irmã passar o Natal e reclamar da vida e não gosta quando encontra um cara lindo no lugar. Até que, bem... até que ela gosta.

Um match surpresa

Um cara se passa por outro no Tinder e faz uma moça viajar o país inteiro para conhecê-lo. Ela percebe que foi enganada, fica furiosa, percebe que não precisava ficar tão furiosa assim e é isso.

Um brinde ao Natal

Adoro esse filme que se passa em uma vinícola, onde um bonitão ganancioso vai tentar tirar vantagem e ganhar dinheiro. Ele se passa por fazendeiro (pois é), conhece uma garota (órfã) e parece que ao mexer com esterco todos os dias tem sua personalidade transformada e vira alguém legal.

Amor com data marcada

Não é só no Natal, mas mostra um casal de amigos passando por várias datas comemorativas até perceber que não são apenas amigos — você entendeu o que eu quero dizer.

Namorado de Natal

É uma série norueguesa perfeita de uma garota que precisa de um namorado para apresentar à família. Tem duas temporadas deliciosas. Fiquei ofendida de saber que fizeram uma releitura italiana, que ainda não vi, mas deve ser boa também.

Na terra do Natal

Ela herda uma cidade (???) da avó e decide, com o namorado advogado malvadão, vender tudo. Enquanto está lá armando essa presepada, conhece o cara mais lindo do mundo, legal, inteligente e que ama a cidade. Aí ela precisa decidir se deve fazer o que o malvadão quer ou a coisa certa.

Missão presente de Natal

Uma moça azeda vai parar em um paraíso tropical a trabalho, tenta estragar o esquema de todo mundo lá, percebe eu estava errada e recua: tudo com a supervisão de um rapaz de 2 metros de altura que vive sem camisa.

Cartão de Natal

Uma socialite maluquinha tem que ir para uma cidade pequena sem dinheiro, a pedido do pai. Lá, tem o coração transformado pela comunidade e pelo gerente bonitão do hotelzinho onde se hospeda.

Anjo de Natal

Uma mulher vai provar que gosta do Natal para o namorado e para isso conhece um cara muito gato que ama o Natal. E eu sinceramente não sei como isso poderia dar certo.

Dash and Lilly

É uma série em Nova York de dois jovens que trocam cartas anônimas até decidirem se conhecer no Natal — mas lógico que eles se conhecem antes etc.

Um dia desses um amigo questionou no Instagram se existia público para tanta comédia romântica de Natal na internet. Se for julgar pela minha capacidade de assistir a um filme desses por dia, tem bastante púbico, sim.

Longe de mim querer ficar inteligente vendo Netflix... eu, hein.

Você pode discordar de mim no Instagram.