Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Importunação: Guimê, Sapato e o comportamento do homem com 'carne nova'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Tem gente que vai dizer que não foi nada demais, mas MC Guimê realmente passou a mão nas costas da influencer Damia, convidada mexicana que acaba de entrar no BBB 23.
O que por muito tempo foi chamado como "mão-boba", agora tem um nome mais correto: se trata de importunação sexual. Entende-se que é essa a situação quando, ao se sentir importunada, a modelo tira a mão do colega educadamente. Depois, recebe um abraço e cede ao carinho, que lembra mais um comportamento de amigo e diz "best friend", delimitando a linha com clareza.
Cara de Sapato também cruzou alguma linha — depois de dancinhas e provocações, deu um selinho na moça — ela não só não consentiu o beijo como ainda culpou o excesso de bebida. Depois, ambos seguiram se provocando de maneira que pareceu consentida antes de dormir. Pode beijar à força no meio de provocações sexuais mais empolgadas? A resposta é não. Não pode beijar à força nunca, mesmo que o beijo seja finalmente consentido depois de algumas horas.
O comportamento dos dois homens causa estranheza por alguns motivos: Guimê é casado com Lexa aqui fora e a cantora não ficou nada feliz de ver o marido tentar passar a mão em outra mulher na TV. Sapato tem uma certa torcida para emendar um romance com Amanda, de quem é amigo desde o começo do reality. A entrada da mexicana esfriou o clima que se tenta criar para a amizade dos dois.
Mas, além dessas questões, não há novidade alguma na maneira entusiasmada (para usar um termo leve) de homens se portarem quando uma mulher nova entra em um ambiente. A gente sabe como acontece faz tempo: no trabalho, na faculdade... outro dia levei uma amiga para um churrasco de família e foi um auê. Chegou uma mulher que ninguém conhece no local e começam as cortesias demasiadas que fatalmente se transformam em flerte e até em casos de importunação. O homem adulto com álcool na cabeça, então, não pode conhecer alguém novo que se porta como um garoto no ensino médio quando a moça mais gata da escola vizinha é transferida para a sua sala. Se não passar a mão ou tentar beijar à força, é até bonitinho de ver o jeitinho infantil de cortejar.
O comportamento me lembra a escolha de carne em um açougue: essa aqui é novidade, quero experimentar. E a situação piora quando a recém-chegada é educada e dá atenção aos caras que se pavoneiam para cima dela. Damia tentou ser social, simpática e alegre com todos. Convidou até Gabriel para ir a sua casa no México — mas esse, diferentemente dos outros, não achou que deveria dar em cima dela.
Tem aquele meme do "eu só sou legal, não estou dando em cima de você". Talvez o pessoal do BBB precisasse de plaquinhas impressas com essa frase para não cair na tentação de mãozinha aqui, selinho ali — a atitude de Guimê até levantou a discussão de expulsão do brother do reality. Comportamentos tidos como inofensivos, como o dele, podem evoluir para situações de clara violência.
Já está na hora dos caras olharem para as próprias atitudes com um pouco mais de critério, não? Parece óbvio, mas a gente não está em uma barraca da feira livre esperando para ser tocada. Sosseguem um pouco, tenham modos. Eu, hein.
Você pode discordar de mim no Instagram.
ENQUETE UOL: Guimê e Sapato devem ser expulsos após acusação de assédio?
Resultado parcial
Total de 9218 votosRelembre outros casos polêmicos de violência contra a mulher no BBB, no documentário "BBB: Casos de Polícia", do UOL:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.