Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em defesa de Cuca, por que Róger Guedes ataca Ana Thais e não um homem?

Ana Thais Matos e Róger Guedes: o papel do criticar é criticar - Reprodução/Instagram e Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo
Ana Thais Matos e Róger Guedes: o papel do criticar é criticar Imagem: Reprodução/Instagram e Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

28/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nos últimos 30 anos, a imprensa esportiva pouco falou do fato de Cuca ter sido condenado na Suíça. Dessa vez, não. Medalhões da imprensa esportiva, como o corintiano Juca Kfouri, colunista do UOL, se posicionaram contra a contratação do técnico pelo Corinthians. Ex-jogadores que viraram comentaristas, como Casagrande e Neto, também se colocaram, de maneira mais ou menos enfática.

Ana Thais Matos, a mulher com mais projeção entre as comentaristas, deu sua opinião. Ela fala desse assunto há anos, tentando não deixar que a imprensa faça o que sempre fez: passe um pano e guarde o tema sob o tapete.

Foi justamente ela que Róger Guedes criticou após a partida de seu time dessa quarta (27). Erroneamente, afirmou que ela julga sem provas — não é ela quem julga, é a Justiça suíça. E afirmou que a profissional "bate muito nele" — em referência ao seu desempenho em campo. Na noite de quinta (29), ele soltou um comunicado voltando atrás e dizendo que estava falando apenas de Cuca.

Na internet, é possível encontrar diversos vídeos de jogadores, comentaristas e jornalistas criticando Róger Guedes (que carrega a 10 do Corinthians por falta de opções). Natural, é um jogador em evidência. Do crítico, seja do sexo feminino ou masculino, se espera isso mesmo: crítica. Quando joga mais ou menos, ainda maior a quantidade de gente questionando.

Dirceu Maravilha já afirmou que "se ele [Róger] fosse tão bom quanto acha que é, estaria na seleção". Neto já disse: "Tá parecendo que foi no bacanal. Tá parecendo que cortou cana, tá parecendo que comeu uma feijoada antes do jogo". O ex-ídolo do Timão já deu seus gritos exigindo a saída do jogador. Juca Kfouri, que sempre criticou Cuca, já falou mal do jeito de Róger Guedes cobrar pênaltis.

Mas por que só falar de Ana Thais, então? E os outros profissionais da mídia que também estão debatendo o caso Cuca? Que volta é essa que um homem dá para proteger outro homem, este por ora condenado, e arruma tempo e argumentos mentirosos para falar mal de uma mulher? No novo comunicado, ele afirma que falou dela por sua importância. Não seria o caso de elogiar, então?

Ana Thais, acostumada que está a ser mulher em um ambiente em transformação, mas ainda predominantemente machista, traz à luz a situação. E faz seu trabalho. Róger poderia se inspirar nela. Ou jogar bola. E aceitar crítica, porque, como dizem, é do jogo.

Cuca se diz inocente, apesar de ter sido julgado e condenado. Deve pedir anulação da sentença e, assim, espera, provar sua inocência. Por ora, o que a Justiça diz é o que tantos gritam nas redes sociais. O Corinthians comprar a briga da dúvida da culpa de Cuca pode ofender a torcida, sim. "Ah, mas por que falar isso agora?" Justamente porque não falamos antes.

Você pode discordar de mim no Instagram.