Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Viih Tube e honestidade nas redes: sincera como quem não tem nada a perder

Colunista do UOL

23/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é fácil chegar na internet de biquíni 30 dias após o parto e mostrar para todo mundo aquilo do que a mulher costuma fugir a vida toda: celulite, estria, marcas e manchas na pele.

Mas, enquanto celebridades em geral aparecem absolutamente saradas no pós-parto, a ex-BBB ViihTube faz o caminho contrário. Diz que o corpo parece muito solto, que consegue ver estrias que nem conseguia quando estava com a barriga grande, mostra o umbigo marcado, as manchas verticais na barriga.

E ainda fala das dificuldades de um jeito doce e terno, mas sofrido. A gente sabe: tem alguém ali que não dorme há um mês. Tem dúvida, tem perrengue, tem um tal de onde é que eu estava com a cabeça... no meio de muito amor.

Ela nunca teve muito a perder. Cresce junto com suas seguidoras desde muito nova e sabe que seu séquito é fiel. Teve uma participação duvidosa no BBB, armando intrigas, e o comportamento em nada abalou sua popularidade. Voltou do programa pegadora, de um jeito que famosas não costumam se mostrar, e ficou ainda mais querida. Do nada, deu a volta completa: relacionamento sério, gravidez inesperada, filha. Tudo no holofote. Ela vai mentir para quê?

Viih diz que fala a verdade desse jeito porque sabe que influencia muitos jovens e precisa deixar claro que ter filhos não é fácil. Sendo tão nova e tendo condições financeiras poderia parecer mais fácil do que de fato é. Mas ela está ali tentando amamentar com seios fissurados e contando para 28 milhões de pessoas que o leite pode às vezes sair com um pouco de sangue — ui. E pode mesmo.

A sinceridade funciona: nos comentários, outras mães fazem relatos de suas dores, relembram seus momentos e se acolhem. E ali no meio alguém diz: "acho que não vou ter filho agora, não." Se a ideia era provocar reflexão, parece ter colado.

É claro que nem todo bebê vai ter a festa de 1 mês de aniversário com pais e cachorros fantasiados e um cenário decorado como a festa de Lua. E tudo bem: Viih vai capitalizar sua vida como faz desde a adolescência. Mas pelo menos tem vida real nos intervalos do glamour. Dá a impressão de estamos juntas com nossas dúvidas e dilemas da maternidade.

Criar a filha depois de um mês fica mais fácil, ela garante. Eu tenho minhas dúvidas — a dificuldade da maternidade vai mudando com o passar do tempo, mas nunca é uma moleza. Porém, enquanto tiver gente mostrando como é sem filtro, mais abraçada a gente se sente. Saber que não está sozinha é sempre confortante de alguma maneira.

Por mais Viih Tubes na Internet, no WhatsApp, no elevador, no almoço de família. Não é fácil para ninguém.

Você pode discordar de mim no Instagram.