Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Dança das cadeiras na Globo: o que muda na programação do fim de semana
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O próximo fim de semana, definitivamente, não vai ser igual àquele que passou. As estreias de Marcos Mion e Luciano Huck vão dar uma nova roupagem e dinâmica aos sábados e domingos da TV Globo. Fernanda Gentil também aparece com novo programa dominical, mas só em outubro. A questão é: o que muda na programação, na cara desses dois dias, com essa 'super dança das cadeiras' que aconteceu de uma vez só?
A chegada de Mion para comandar o "Caldeirão", a partir de sábado (4), às 16h30, tem toda a pinta de que o programa vai ficar com um ar mais de galhofa. E isso é bom! A galera está precisando cada vez mais de animação em casa, principalmente, por conta dessa pandemia que ceifou muito o direito à diversão na rua. E o próprio Huck disse a seu sucessor, em uma live, que ele resgata um pouco o que foi o Chacrinha antes deles - um dos maiores comunicadores do país fazia do sábado à tarde um animado circo regado a muita música.
Mion traz uma molequice em seu DNA que é bem-vinda neste horário, e está presente em quadros como "Isso a Globo Mostra". A atração nada mais é que o apresentador tirando sarro de cenas marcantes da programação da TV Globo. Lembro do "Piores Clipes do Mundo", que ele criou na MTV, em que zoava as cenas curiosas e engraçadas dos vídeos dos artistas. É a inspiração para esse quadro do "Caldeirão", e tomara que ele o faça com a mesma picardia que destilava na apresentação do original. Sem contar que o moço recebe um presentaço na sua estreia: a plateia presencial está de volta! Nada como a energia do público bem ali na frente, não é mesmo?
Aliás, Mion é o cara que pode trazer uma nova plateia para a emissora, visto que é muito presente nas redes sociais. Angariou ainda mais torcida por sua conquista ao transformar em um 'reality show' toda sua alegria por ter um crachá pela primeira vez na vida e ser justamente o da TV Globo. Esperto, transformou isso no quadro "Mamãe, Tô na Globo!": a galera manda vídeos e fotos ao programa, fazendo alguma atividade artística, e se aparecer na TV, ganha um crachá personalizado do "Caldeirão".
Emoção garantida e games da infância
Antes que a ousadia e alegria de Mion tomem conta da tarde de sábado, é bom lembrar que humor e cinema vêm antes do "Caldeirão": o "Melhor da Escolinha" já está sendo exibido, mas a partir do dia 4, a "Sessão de Sábado" dá o ar de sua graça, após a trupe do Professor Raimundo. E entrega para o "Caldeirão".
Mas quando se chega finalmente ao domingo, imagina-se como será daqui para frente com Huck no comando do novo "Domingão". Por 32 anos, foi o reino de Faustão, que cravou no programa a sua irreverência e personalidade forte. Aliás, a saída do ar antecipada do comunicador pela direção da emissora foi o que motivou toda essa movimentação a toque de caixa - em janeiro estreia programa do Faustão na Band. Ser o novo comandante da atração é para os fortes. Mesmo com uma bagagem considerável, Huck, que estreia dia 5, às 18h, sabe que tem uma pedreira pela frente.
A começar pelo estilo do programa, muito mais calcado na emoção e menos na graça. Tanto que alguns quadros de sua antiga atração estarão no dominical, como o "Lata Velha" e "Visitando o Passado". Ainda serão apresentadas histórias inspiradoras de brasileiros, gravadas em todo o país pelo apresentador. A cada semana uma delas irá ao ar, fazendo com que se renovem os estoques de lenços. Huck também leva para o domingo o "Quem Quer Ser Um Milionário?".
Mas estamos vendo uma cópia do "Caldeirão" no "Domingão"? Praticamente. Por enquanto, o único quadro que não migrou com o apresentador foi o "Show dos Famosos", que já era do dominical e acabou herdado pelo novo dono da atração. Mais do que novidades, a expectativa é pela performance de Huck em novo dia e como o público vai reagir.
Huck já estará há quatro domingos no ar, quando Fernanda Gentil chegar, no dia 3 de outubro, com um game para ocupar a faixa das 14h15: "Zig Zag Arena". O nome pode não ser muito convidativo, mas a ideia é levar muita ação ao público, através de uma competição, antes de ele se entregar à comoção no "Domingão". E acessar a memória afetiva, já que as brincadeiras são aquelas que marcaram a infância de muita gente.
O "Se Joga", porta de entrada da Fernanda para o entretenimento, teve que acabar para que ela tivesse uma nova oportunidade no gênero. Talvez tenha sido melhor assim. Agora com um programa que mexe com competição, e a apresentadora tendo saído da cobertura esportiva, possa dar mais liga.
Portanto, caros amigos, o primeiro final de semana de setembro vai marcar uma nova etapa na programação destes dois dias. Teremos a irreverência de Mion, a emoção de Huck e a adrenalina de Fernanda. Se essa mistura vai cair no gosto do público, refletindo, consequentemente, no crescimento da audiência, só o tempo dirá.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.