Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Diversidade em 'Quanto Mais Vida, Melhor!': novela traz três mulheres trans
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Vamos combinar que a galera fã de uma novela está sorrindo de orelha a orelha com a estreia, hoje (22), de "Quanto Mais Vida Melhor". A nova trama das 19h retoma o ineditismo do horário, desde o fim de "Salve-se Quem Puder", em julho, completando o quadro das três novelas novas no ar. A trama de Mauro Wilson, aliás, está de olho na diversidade e traz três mulheres trans no elenco: Carol Marra, A Maia e Nany People.
O diretor artístico Allan Fiterman concorda que ainda há muito o que fazer, mas se orgulha dos passos dados pela novela nesse caminho.
A gente não está perfeito, mas temos diversidade, temos três mulheres trans, sem apontar isso em nenhum momento", afirma o diretor.
Na história, Carol Marra interpreta uma mulher cisgênero, Alice, diretora jurídica da rare Cosméticos, empresa comandada pela protagonista Paula (Giovanna Antonelli). Nany People é a recepcionista do motel Arriba Karakas e A Maia é a Morte. Aliás, Mauro Wilson enfatiza que ela é um dos papeis principais de sua história, além dos quatro protagonistas: Paula, Neném (Vladimir Brichta), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage)
Temos outro protagonismo que é a Morte e pensamos em trazer uma mulher trans, que dá uma novidade, uma modernidade. A gente tentou, isso tudo vai melhorar e tem que aumentar mais", constata o autor.
Ainda na esteira da diversidade, além das três atrizes trans, há Alessandro Brandão, que vai interpretar a dag queen Chefe, personagem não-binário, dona da boate Pulp Fiction.
A chefe é uma personagem muito bonita. A gente se esforçou muito para que essa personagem fosse mesmo uma drag queen. É um homem gay, fluido, que faz uma drag na boate e tem uma coisa de David Bowie. Eu, como um cara LGBT, que também trabalha como drag, sei que é muito importante" conta o artista, que também viveu uma drag em "Pega Pega".
O que Brandão gosta de pontuar é a forma como Chefe é retratada na trama.
Toda vez que se fala do LGBT na TV tem que ser pesado. A fluidez que a Chefe tem na novela é muito bonita. A comunidade LGBT também precisa ser vista com esses olhos amorosos, não só como revolução, mas também com olhos do amor. E essa personagem é carregada disso" afirma o ator.
Protagonismo negro
As chamadas de "Quanto Mais Vida Melhor" dão indícios de que será uma novela bem divertida. Mas há quem não tenha achado muita graça na ausência de um protagonista negro entre o quarteto principal. Fiterman afirma que estão longe do ideal, mas sustenta que há representatividade negra no elenco.
Acho que temos uma representatividade negra sim em nossa novela. Não é o ideal, mas estamos em busca dele. Em relação ao nosso elenco, vou falar não só em protagonismo negro, mas em diversidade. A gente tem a Bárbara Cohen, que é uma atriz negra, casada com o personagem do Mateus Solano. É a mulher entre os dois protagonistas, ela é o pivô do triângulo amoroso entre o Neném e o Guilherme", conta o diretor.
A gente está avançando. A Bárbara é o nosso quinto protagonista, vai se envolver em vários núcleos", garante Mauro Wilson.
Além de Bárbara, Fiterman cita Matheus Abreu, que vive Antônio, o filho da personagem de Bárbara; Michele Machado, a Jandira, uma das duas ex-mulheres de Neném, a atriz Mariana Nunes, que interpreta a médica Joana, Zezeh Barbosa, a fofoqueira Tetê, e "um elenco jovem bastante talentoso", enfatiza o diretor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.