Cidade Alerta exclui cena da mãe que soube ao vivo do assassinato da filha
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O "Cidade Alerta" exibiu na tarde de segunda-feira (17), ao vivo, o momento em que uma mãe descobre que a sua filha desaparecida foi assassinada. O programa mostrou por cerca de 20 segundos o desespero da mãe com a notícia - ela arranca o ponto eletrônico, desfalece e é apoiada por técnicos da emissora, enquanto o apresentador Luiz Bacci expressa surpresa com a situação.
O caso vinha sendo explorado pelo programa policial da Record desde a terça-feira da semana anterior. A reportagem desta segunda-feira era a quarta dedicada ao tema.
As imagens com a chocante exposição do sofrimento da mãe viralizaram imediatamente, acompanhadas por muitos protestos contra o sensacionalismo do "Cidade Alerta".
Pressionada, a Record excluiu a reportagem da versão que fica disponível no Play Plus, o seu serviço de streaming. Quem assiste ao episódio desta segunda-feira encontra apenas uma breve menção de Bacci ao caso, ao falar de uma outra situação. "Por que estão dizimando as nossas mulheres? Deus permita que o caso da Mariza seja diferente do da Marcela, muito embora os indícios sejam muito tristes."
Em resposta ao questionamento da coluna, a emissora confirmou a exclusão: "A Record também foi surpreendida e tem interesse apenas em ajudar no esclarecimento no que começou como um caso de uma moça desaparecida. Em respeito à família o caso foi editado".
A exclusão da reportagem exibida na segunda-feira é um reconhecimento do erro cometido, mas não evitará que outros casos semelhantes ocorram. É da essência desta fase atual do "Cidade Alerta" a "novelização" de casos policiais trágicos, exibidos em capítulos, com muitas entradas ao vivo para entrevistas com parentes das vítimas.
Desculpas
No início da noite de terça-feira (18), Bacci comentou o episódio no "Cidade Alerta": "A gente estava ao vivo e a informação chocante fez com que ela se sentisse mal. Assim que terminou o programa ontem eu conversei com a D. Andrea, hoje eu também conversei com ela e ela fez questão de agradecer o Cidade Alerta. Mas quero também me desculpar, pedir desculpa a você que nos assiste por essa situação. Aqui é um programa ao vivo e nós infelizmente estamos sujeitos a isso. Nós jamais teríamos a intenção de causar qualquer desconforto a essa família. Nossa única intenção é ajudar nesses casos, que às vezes ficam invisíveis na sociedade", disse ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.