Gottino pede desculpas a Gabriela; "excedeu a postura de mediador", diz CNN
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A CNN Brasil confirmou no final da tarde deste domingo (29) a saída da advogada criminalista Gabriela Priolli do quadro "O Grande Debate" e decidiu trocar também o comentarista que participava com ela (inicialmente foi o bacharel em direito Caio Coppola e depois Tomé Abduch, porta-voz do movimento Nas Ruas).
A nova dupla será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, "de linhas ideológicas antagônicas", segundo o canal. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir desta segunda-feira (30).
Segundo o comunicado, o futuro de Gabriela Prioli na emissora será decidido nos próximos dias.
Em mensagem postada na manhã deste domingo em suas redes sociais, Gabriela manifestou "constrangimento" com a forma como os debates vinham sendo conduzidos. "Em mais de uma oportunidade tive que me posicionar cobrando respeito ao meu espaço de fala. É preciso ser mais contundente", escreveu.
"O meu compromisso é com um debate racional, prospectivo, informativo e respeitoso. Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras", acrescentou.
Em seu comunicado, a CNN mencionou a reclamação de Gabriela e criticou publicamente Gottino, afirmando que ele "excedeu a postura de mediador" ao interromper a debatedora na última sexta-feira.
"Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador", afirmou a emissora.
Na sequência, o canal divulgou um pedido de desculpas do próprio Gottino. "Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público", diz Gottino.
Os novos debatedores têm formação na área do direito. Gisele Soares é professora universitária, doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Thiago Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.
A CNN Brasil anunciou, ainda, que "nas próximas semanas, o quadro 'O Grande Debate' ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.