SBT tem planos para o futuro, mas durante a pandemia quer apenas sobreviver
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Há duas formas de enxergar a situação atual do SBT. Os mais pessimistas descrevem uma emissora paralisada, sem saber como reagir à crise e à mercê das más ideias de programação de Silvio Santos. Os mais otimistas, ou menos pessimistas, acreditam que a emissora tem uma estratégia de programação para voltar a crescer após a pandemia.
Entre uns e outros, há consenso de que o SBT nestes meses atuais busca apenas sobreviver. A emissora perdeu a vice-liderança para a Record durante três meses e não dá nenhum sinal no curto prazo de que tem uma ideia sobre como reverter a impressão de inércia que tomou conta do canal.
Apesar de ter ficado em terceiro lugar nos meses de abril, maio e junho, no acumulado do primeiro semestre, no PNT (Painel Nacional de Televisão), que reúne a audiência de 15 centros urbanos, a emissora superou a rival por 4,6 a 4,5 pontos na média das 24 horas.
Como falamos num recente podcast UOL Vê TV, a falta de investimento em jornalismo, uma má tradição do SBT, certamente contribuiu para os maus resultados dos últimos meses. O excesso de reprises em quase todas as áreas da programação, igualmente, não ajudou.
A final do Campeonato Carioca caiu no colo da emissora, gerou muita notícia, algum dinheiro, mas não teve maior impacto, por enquanto. O SBT não tem planos de investir mais em futebol, além do que já faz (a Copa do Nordeste).
Sobre as mexidas de Silvio Santos na programação, ninguém fala nada, é claro. O dono do SBT está em casa, confinado, há quatro meses. Dá ordens pelo telefone, mas evidentemente sente falta de ir à emissora.
Silvio tem consciência das dificuldades que o SBT enfrenta e sabe que não vai resolver os problemas com as idas e vindas do "Triturando", a ideia de reprisar o "Primeiro Impacto", ou colocando "Alarma TV" na madrugada.
Com o afastamento de Lívia Andrade do Triturando, por motivos ainda não muito claros, Chris Flores ganhou um protagonismo inesperado. A escalação para comandar o "Notícias Impressionantes", mesmo tendo durado apenas um dia, foi um sinal de que Silvio gosta da nova apresentadora. .
Essas mudanças na grade estão à mão (basta um telefonema), são possíveis de fazer sem maior complicação, e não afetam muito o negócio. Além, naturalmente, de divertirem o Patrão. O único impulso recente de Silvio que pegou muito mal foi a decisão de cancelar uma edição de sábado do "SBT Brasil", em maio.
Quem conhece detalhes sobre o plano para o pós-pandemia diz que o SBT vai surpreender.
Em agosto de 2021, o SBT completa 40 anos. Este é o mote para as novidades que virão. As comemorações vão começar logo em janeiro, com a reexibição de clássicos da programação.
Um projeto tratado com carinho é o "SBT News", baseado em Brasília. Com a promessa de muito investimento, pretende ser um portal de notícias, que vai produzir boletins para a TV e, também, um novo telejornal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.